Uma obra que era para estar pronta há 5 anos, ainda não saiu do papel. 0% da população de Nova Santa Rosa tem acesso à rede de esgoto. Conforme convênio assinado em 2014, entre o município e a Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, até 2020, 65% da população urbana já era para estar sendo beneficiada e até 2033, 90%.
Diante da situação, o prefeito Lari Hitz, acompanhado do secretário de Finanças, esteve na quinta-feira (16), reunido com a diretoria da Sanepar, entre eles, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, para cobrar urgência no cumprimento do convênio.
“As arestas que estavam pendentes para o início da obra estão aparadas, graças a uma intervenção do nosso deputado estadual Hussein Bakri, recebemos a confirmação do andamento do processo. Com isso, em breve, finalmente as obras devem ser iniciadas, através da empresa já licitada, que trabalhará com a colocação da tubulação e instalação do sistema de tratamento”, explica o prefeito.
“Nos embasamos na Lei 14.026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento do Brasil. São medidas necessárias quanto à sua implantação com urgência, visto que, a falta de Saneamento Básico – Tratamento de Esgoto, resulta em problemas de saúde, além de correr o risco de o município não poder acessar recursos federais”, conclui o prefeito.