Estudantes participaram da soltura de alevinos

A Prefeitura Municipal de Nova Santa Rosa realizou, nos dias 22 e 23 de março, a soltura de alevinos com a participação de alunos do 4° e 5° ano da rede municipal de ensino em alusão ao Dia Mundial da Água. Estiveram envolvidos na ação as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura; Educação e Cultura e as escolas municipais.

A atividade foi realizada em parceria da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Piscicultura Schneider, Piscicultura Dal Bosco, empresas Zero Grau, Marcenaria Patz e Associação da Linha XV de Dezembro. A soltura dos alevinos aconteceu na propriedade do senhor, Valdi Hoffmann e família aos quais agradecemos a colaboração.

O prefeito, Norberto Pinz, participou do momento junto com a secretária de Educação e Cultura, Nilza Siewert Gerling e a secretária de Administração e Planejamento, Angélica Hardt.

Durante a ação foram soltos mais de 8.900 alevinos, sendo eles da espécie: pacu, lambari, piracanjuba, dourado, piapara, piau e jundiá. A ação foi organizada pelos gestores municipais de Educação Ambiental, Kleber Adriano Ribeiro, Carolina Eggers Toebe e Nelci Schmidt, além de todos os servidores envolvidos direta e indiretamente da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

AÇÃO DE REPOVOAMENTO DE ESPÉCIES DE PEIXES NATIVOS

A atividade denominada “Ação conjunta de educação ambiental e repovoamento de espécies de peixes nativos no Arroio Guaçú e Jaguarundi no município de Nova Santa Rosa” é um projeto do Departamento de Meio Ambiente e faz parte da programação de Educação Ambiental do município.

A ação envolve diretamente a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura e a Secretaria de Educação, além da parceria com a Itaipu Binacional.  Tem em seu projeto de execução a participação dos terceiros anos do Ensino Fundamental e foi inicialmente programado para a semana da data de 24 de novembro de cada ano (Dia do Rio).

Devido a pandemia da Covid-19, por dois anos, foram suspensas estas atividades. Assim, foram levados os alunos que foram prejudicados, não ficando de fora os alunos do 4° e 5° ano.

Em novembro haverá programação normal para os terceiros anos na semana comemorativa do Dia do Rio, em 24 de novembro. Adiantamos que o Departamento de Meio Ambiente está disponível para novas parcerias, com o objetivo principal de aumentar o número de peixes soltos a cada ano.

Conforme o gestor, Kleber, a expectativa é que outros municípios da bacia do Rio Guaçu também adotem atividades similares e que as pessoas que gostam de pescar pratiquem, sempre que possível, o “pesque-solte”, estimulando a consciência ambiental nas crianças. Quem ganha é a natureza, na possibilidade de termos um rio com a diversidade de espécies melhorada e toda a vida dependente do ambiente aquático em exuberância novamente.