Nova Santa Rosa é o 21º município a aderir ao Susaf no Paraná

Nova Santa Rosa é o 21º município a aderir ao Susaf no Paraná. Foto: Gilson Abreu/AEN PR

O município de Nova Santa Rosa é o mais novo integrante entre os que aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Com esse certificado, passa a ser o 21° município com poder de, por meio de seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM), autorizar agroindústrias que cumprirem com as normas higiênico-sanitárias a venderem os produtos para todo o Estado, extrapolando os limites municipais.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que concede o Susaf/PR ao município, Otamir Cesar Martins, disse que a meta é ter 200 integrados ao sistema até 2026. “Nós da Adapar temos uma mão pesada da fiscalização, mas temos uma mão leve para ajudar os municípios a trabalharem o Susaf”, afirmou.

“Vamos fazer o melhor para atender a população, comprar alimentos para as escolas, para os idosos, para todas as áreas em Nova Santa Rosa mesmo”, disse o prefeito Norberto Pinz. “Que outros municípios também consigam o Susaf para vender para todo o Estado do Paraná, para 11,8 milhões de pessoas, que terão alimento fresquinho e com certeza muito bom”.

O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa). O Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. Por meio dos links, a pessoa interessada será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.

Colaboração: Agência Estadual de Notícias – AEN