
Com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços oferecidos às crianças e famílias atendidas pelo Projeto Viver, a Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta quarta-feira (28) uma capacitação voltada aos profissionais que atuam no projeto, tanto na sede municipal quanto no distrito de Planalto do Oeste. A formação acontece no auditório da Sala do Empreendedor e segue até sexta-feira (30).
A capacitação está sendo ministrada pela assistente social Roberta Carina Teixeira e contou com a presença do prefeito Lari Hitz, além da secretária de Assistência Social, Nilse Dockhorn Hitz, que destacou a importância da formação para fortalecer a identidade e a atuação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município.
Segundo a secretária, a iniciativa envolve os gestores Luiz Carlos de Lima, Lilian Baller e Paulo Celso da Silva, e tem como foco oferecer uma formação específica aos coordenadores do Projeto Viver da sede, Berenice Krewer, e de Planalto do Oeste, Simone Spier Gonçalves, bem como aos orientadores sociais e oficineiros.
“Essa formação tem como objetivo principal criar e solidificar a identidade do Serviço de Convivência. Não é educação formal, não são professores. Precisamos compreender quem somos, qual a nossa função e qual direção seguimos dentro do SUAS”, ressaltou Nilse.
A secretária explicou ainda que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos, e tem como missão o acolhimento, o fortalecimento de vínculos e a emancipação emocional das crianças e famílias atendidas.
“Queremos afinar esse trabalho, criar uma identidade mais forte no município e oferecer um serviço cada vez melhor. O acolhimento é a palavra fundamental: acolher as crianças, as famílias, trabalhar o lado emocional e afetivo, muitas vezes suprindo carências que elas trazem de casa”, enfatizou.
Durante a capacitação, também foi destacado o papel essencial do educador social, profissional que acompanha as crianças ao longo do ano, observa sua evolução e mantém contato direto com as famílias. Já os oficineiros contribuem com a parte artística e lúdica, por meio de oficinas como ginástica rítmica, circo, violino e música.
Outro avanço anunciado foi o reforço no atendimento psicológico. A psicóloga Andressa Karine Genz Schmitz, que atua no CRAS, passará a atender o Centro de Convivência duas vezes por semana, garantindo um acompanhamento mais próximo das crianças participantes do Projeto Viver.



























