DIA DA MULHER: Comemoração terá carreatas e entrevistas com mulheres empreendedoras

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Nova Santa Rosa informa a programação do Dia Internacional da Mulher: carreatas alusivas na sede e distritos com entrega de brindes e entrevistas com mulheres empreendedoras do município. A programação é feita em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense – PROVOPAR – que tem a sua frente, a primeira-dama e diretora, Ivone Rode Pinz.

Conforme informações da primeira-dama, a programação contará com homenagens que serão feitas as mulheres nova-santa-rosenses. “É uma forma carinhosa de homenagearmos as lindas e fortes mulheres do nosso município”, comenta Ivone explicando que a comemoração neste ano é diferenciada, evitando assim aglomerações em um ambiente fechado, visando a saúde pública e a diminuição da contaminação pela Covid-19.

ENTREVISTAS COM MULHERES EMPREENDEDORAS

Acontecem de terça-feira (8) a sábado (12), todas as manhãs a partir das 9h, por meio da Rádio Santa Rosa FM – 105.9. Na programação diária será realizada uma rodada de conversa com uma mulher de destaque na sociedade de Nova Santa Rosa. Participarão dessas rodadas de conversas mulheres empreendedoras e que têm se destacado no trabalho ou comunidade. Fique ligado para apreciar as conversas que prometem trazer uma visão empreendedora e poder feminino em ser protagonista da própria história.

CARREATAS

Terça-feira (8) às 19h – tem carreata nas principais ruas do distrito de Alto Santa Fé e em seguida concentração na praça para homenagem e distribuição de brindes.

Quarta-feira (9) às 19h – tem carreata nas principais ruas do distrito de Planalto do Oeste e em seguida concentração na praça para homenagem e distribuição de brindes.

Quinta-feira (10) às 19h – tem carreata nas principais ruas do distrito de Vila Cristal e em seguida concentração na praça para homenagem e distribuição de brindes.

Sexta-feira (11) às 19h – tem carreata nas principais ruas da sede do município em seguida concentração na Praça da Bíblia para homenagem e distribuição de brindes.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, acontecimento que data de 8 de março de 1917.

Essa manifestação, que contou com mais de 90 mil russas ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como “Pão e Paz”. Mas, a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. Em agosto de 1910, a jornalista e política feminista Clara Zetkin propôs a realização anual de uma jornada pela igualdade de direitos das mulheres, sem uma data específica.

Na verdade, vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, das quais 129 eram mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades. Colaboração: Calendar.

Equipe da PROVOPAR: Haritraut Busse, Ivone Rode Pinz e Nair Pinz Stumpf