Segunda dose da vacina contra COVID-19 começa a ser aplicada

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa informa que os primeiros grupos contemplados com a vacina – trabalhadores da área da Saúde escalonados conforme o plano estadual de vacinação e moradores e trabalhadores de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) – começaram a receber nesta semana a segunda dose da vacina contra a COVID-19. Isso ocorre, porque a vacina produzida pelo Instituto Butantan (SARS COV 2) deve ser aplicada em duas etapas.

Em Nova Santa Rosa já receberam a primeira dose da vacina 158 pessoas. Atualmente, o grupo prioritário que está recebendo a primeira dose são os idosos acima dos 90 anos de idade. A Secretaria de Saúde do município segue o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19, publicado no Diário Oficial do município. O documento foi feito seguindo as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) com base no plano de vacinação estadual, bem como segue recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Plano Municipal de Vacinação constam, por exemplo, as metas, objetivos, forma de conservação da vacina, contraindicações e os grupos prioritários. A eficácia da vacina é de 100% contra casos graves e moderados (que levem a internação); 77,96% de eficácia contra casos com sintomas leves (febre, pouca tosse, dor de cabeça); e 50,38% de eficácia contra casos muito leves (que não requerem atendimento médico).

Analiza Vissotto
Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020