SETEMBRO AMARELO: Crianças do Coral Infantil Sementes do Amanhã divulgam vídeo

A Prefeitura de Nova Santa Rosa em alusão ao Setembro Amarelo – mês de valorização da vida, e por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, realiza neste mês ações a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área, para os sintomas das doenças e problemas relacionados a saúde mental.

APRESENTAÇÃO CORAL SEMENTES DO AMANHÃ

As crianças do Coral Infantil Sementes do Amanhã – mantido pela Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – divulgaram um vídeo (assista abaixo) em alusão ao mês de valorização da vida – Setembro Amarelo. O trabalho desenvolvido tem como tema a música “Um dia novo virá”, com regência do professor, Anderson Back, e produção de Matheus Egewarth.

ROSAS AMARELAS

Além disso, já está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social um projeto de visitas em parceria com a Secretaria de Saúde, com os agentes comunitários, haja vista o Setembro Amarelo ser um tema de saúde pública. Durante todo o mês está sendo entregue uma lembrança simbolizando a vida, uma rosa amarela, e uma mensagem, confeccionada com a ajuda das crianças do Projeto Viver. O público alvo são os usuários dos serviços do Cras, Creas e da Secretaria de Saúde.

DECORAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS

A Secretaria de Educação e Cultura por intermédio do Departamento de Cultura contribui de forma artística para o Setembro Amarelo. O departamento fez a decoração em alusão ao Setembro Amarelo nos espaços públicos: Paço Municipal, Sala de Costura, Biblioteca Pública Municipal Dom Severino Kögl; Teatro Municipal Gustavo Fischer; Rodoviária; Conselho Tutelar; Projeto Viver; Núcleo de Integração e Capacitação (Numic); Secretaria de Assistência Social; Centro de Saúde Lídia Boll e Clínica da Mulher.

SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, tendo sido o dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A sociedade passa por tempos difíceis, e por isso, não há como subestimar o sentimento das pessoas. Então, muitas vezes uma palavra, um carinho, um gesto ou atitude pode fazer muito bem a alguém.

Assim, todas essas ações em alusão ao Setembro Amarelo são de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema que muitas vezes pode ser evitado. O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Desse modo, é importante entender que o tema é uma questão que afeta toda a sociedade. Infelizmente, para muitos o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

VOCÊ É IMPORTANTE, SUA VIDA É IMPORTANTE!

A mensagem que fica é que dificuldades e problemas fazem parte da vida e existem situações que são mais difíceis de serem resolvidas, mas, nem por isso, impossíveis. Afinal, tudo passa. Se os momentos alegres e bons passam, os tristes e ruins, também. E, as vezes não é possível resolver tudo sozinho. Você não está só.

Contem conosco! Falar é a melhor solução! Faça parte você, também, desta luta pela vida! Ligue 188 ou procure a Assistência Social ou Centro de Saúde mais próximo!