10ª Capacitação de Líderes do Movimento Coral Juvenil ocorreu neste domingo (12)

A 10ª Capacitação de Líderes das Coordenações que compõe os Corais Juvenis do Movimento Coral Juvenil (MCJ), ocorreu neste domingo (12), no Teatro Municipal Gustavo Fischer em Nova Santa Rosa. A programação foi coordenada pelo idealizador e coordenador do projeto, regente Gerson Giese. O MCJ é formado por adolescentes e jovens dos municípios de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, e também pelo Coro Juvenil Canta Marechal que é mantido pela AACOP, sem vínculo público do município de Marechal Cândido Rondon.

O objetivo da capacitação foi juntar os representantes das funções de coordenador(a), vice coordenador(a), secretário(a) e diretores de mídia, de todos os municípios para que aprendam a desenvolver seu papel na equipe de coordenação de cada Coro. Com a capacitação os coralistas aprenderam noções básicas da organização que conduz e rege os trabalhos da coordenação, como por exemplo, livro caixa, livro ata, pasta de arquivo e atualização das mídias sociais de cada coro, valorizando e sendo orientados sobre a importância de cada um(a).

Este ano, a capacitação foi conduzida pelo diretor de Cultura, Fabiano Cassimiro e coordenada pelo idealizador e coordenador do projeto, regente Gerson Giese. Ambos destacaram as posturas dos representantes dos respectivos corais perante a sociedade e autoridades. Em seguida, os coordenadores participaram da metodologia aplicada por meio do “World Café”, liderada pelos colaboradores: Raidiane Fernandes – Presidente da AACOP – Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná; Mateus Spohr – responsável pelas mídias do Movimento Coral Juvenil e Sara Ferreira – coralista do Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa.

Além da capacitação o encontro contou com uma palestra intitulada: “Faça”, ministrada por Gerson Giese, que acentuou aspectos sobre Liderança e os desafios que podem surgir quando alguém se torna líder. Ainda, foi explicado que os Coralistas devem se motivar e adquirirem resiliência para contornar e superar os desafios.

O Movimento Coral Juvenil (MCJ) conta com mais de 300 coralistas, envolvidos e engajados na defesa e difusão do canto coral pelo país. O MCJ conta com site oficial, página do Facebook e no Instagram, equipe de coordenação, dois preparadores vocais, um preparador cênico e três assessores de comunicação, todos trabalhando voluntariamente pela música do canto coral. O projeto conta com o apoio e incentivo da Prefeitura de Nova Santa Rosa que além deste evento também sedia o ENCORO em agosto.

Os coralistas participantes desta formação foram: Bianca Caroline Staadtlober Eninger, Camila Carolina Hobus, Juliana Corrêa Wagner (Pato Bragado), Gabriel Felipe da Luz Lopez, Bianca Larissa Arndt Stein, Marciane Lais Magnabosco, Kauã Hister (Entre Rios do Oeste), Amanda Albrecht Renosto, Pedro Henrique de Souza Sosnoski, Perla Klitzke Kreibich, Victor Ibairrola, Eduardo Bauermann (AACOP Marechal), e Pâmela Cristina Zaura, Haniel Kauã Garai Marciano, Evelyn Kaylani Schulz, Nicolas Gustavo Bloch Patz, representando Nova Santa Rosa.