14° Encoro: Nova Santa Rosa sedia o Maior Festival Coral Juvenil do Sul do País

O município de Nova Santa Rosa foi sede nos dias 25, 26 e 27 de agosto do 14º Encoro – Encontro Nacional de Coros Juvenis. O evento reuniu cerca de 320 jovens e adolescentes e mais 80 crianças em prol da música e do canto coral, tornando assim Nova Santa Rosa o Maior Festival Coral Juvenil do Sul País.

Os coralistas (jovens e adolescentes) ficaram alojados na Sociedade Beneficente Lar Belém, onde participaram de oficinas de técnica vocal, repertório e expressão corporal, bem como de show de talentos, confraternizações e brincadeiras.

WORKSHOP E ABERTURA

Na sexta (25) durante a tarde, regentes convidados e estudantes de música participaram do workshop de “Práticas pedagógicas e interpretativas para canto coral infantil”, com a regente convidada Ana Paula Miqueletti. Foi a primeira vez que uma oficina de formação gratuita foi oferecida aos regentes participantes. “O Encoro também está preocupado em capacitar os regentes e futuros regentes e este workshop vem ao encontro da premissa de que todos podem aprender algo dentro deste festival que é o Encoro”, pontua o coordenador artístico e pedagógico do 14º Encoro, Gerson Daniel Giese.

A noite, foi realizada a abertura oficial do 14° Encoro com a presença do prefeito, Norberto Pinz; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ivone Rode Pinz; secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling; regente convidada de Londrina, Ana Paula Miqueletti; regente e coordenador do Encoro; Gerson Daniel Giese; pastor emérito, Bruno Giese, que saudou os presentes com uma passagem bíblica e oração; demais autoridades locais e também os jovens participantes do Encoro.

CAMINHADA

Além das atividades no Lar Belém, os alunos também participaram da Caminhada Coral no sábado (26), nas ruas do centro, onde convidaram a população para o Concerto de Encerramento do Encoro.

Assessoria de comunicação do MCO Mateus Spohr, Lucas Giaretta e Matheus Egewarth

CONCERTO

O concerto realizado na noite de domingo (27), lotou o Teatro Municipal Gustavo Fischer. Estiveram presentes o prefeito, Norberto Pinz; vice-prefeito, Noedi Hardt; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ivone Rode Pinz; secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling; diretor de Cultura, Fabiano Carlos Cassimiro e o regente e líder do Encoro, Gerson Daniel Giese. O concerto contou com participações especiais e dos coros:

• CORAIS Municipais Infantil “Sementes do Amanhã” e Infantojuvenil de Alto Santa – Nova Santa Rosa – PR, regente: Anderson Luiz Back e percussionista: Elinton Adriano Muhlbeier;
  • CORO MUNICIPAL JUVENIL DE NOVA SANTA ROSA – PR, regente: Gerson Daniel Giese, preparadora vocal: Michele Coelho e pianista: Matheus Egewarth;
  • CORO ENCANTAR – NOVO SARANDI – PR, regente: Karl Thommy Noamann e violonista: Augusto Radthke;
  • CORO JUVENIL do COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE – MEDIANIERA – PR, regente: Cleci Luft;
  • CORO JUVENIL “ÁGUAS DE MARÇO” – PATO BRAGADO – PR, regente: Gerson Daniel Giese, preparadora vocal: Michele Coelho e pianista: Matheus Egewarth;
  • CORO MUNICIPAL JUVENIL DE SÃO PEDRO DO IGUAÇU – PR, regente: Djonatan Ledur e regente assistente: Soraya Schneider Rossoni;
  • CORO MUNICIPAL JUVENIL “VILLA-LOBOS” DE ENTRE RIOS DO OESTE – PR, regente: Gerson Daniel Giese, preparadora vocal: Michele Coelho e pianista: Matheus Egewarth;
  • CORAL MUNICIPAL JUVENIL DE AMPERE – PR, regente: Gerson Esmério Giusti e contrabaixo: Jacksom Roas;
  • CORAL DO 6º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – PATO BRANCO – PR, regente: Carin Mônica Gerke;
  • CORO JUVENIL “CANTA MARECHAL”/SICREDI – MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR, regente: Gerson Daniel Giese, preparadora vocal: Michele Coelho e pianista: Matheus Egewarth;
  • CORO JOVEM MASCULINO “NÓS DA VOZ” – do Movimento Canta Oeste Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa, regente: Gerson Daniel Giese, preparadora vocal: Michele Coelho e pianista: Matheus Egewarth
  • CORO VOARTE DE LAGOA DOS TRÊS CANTOS – RS, regente: Julia Kuhn Lorenzoni, preparação vocal: Bianca Vieira e instrumentistas: Alzir Lorenzoni e Bianca Vieira
  • GRANDE “MASSA CORAL” DO 14º ENCORO: regente convidada: Ana Paula Miqueletti (PR), preparador vocal: Michele Coelho (PR), pianista convidada: Raquel Rubinatto (PR), percussão: Lara Christmann (cuíca); Matheus Egewarth (bumbo); Eduarda Costa (pandeiro) – PR e contrabaixo: Ariovaldo Ribeiro (PR).

ENCORO

O Encoro – Encontro Nacional de Coros Juvenis, é um evento que tem como objetivo promover a integração e amizade entre os coros juvenis, como intuito de estimular a prática do canto coral e da música. Além de estimular as práticas sociais, educativas e culturais. O evento é promovido pelo Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa, com o apoio da Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

AGRADECIMENTO

A Prefeitura de Nova Santa Rosa através da Secretaria de Educação e Cultura o Departamento de Cultura, agradecem todos os envolvidos no Encoro, especialmente, aos fornecedores, nutricionistas e motoristas da Secretaria de Educação e Cultura, colaboradores, cozinheiras, monitores, coordenação e pais dos participantes do Coro Municipal Juvenil, e a equipe do Departamento de Cultura, que não mediu esforços para que todas as ações, preparações, encaminhamentos, planejamentos e trabalhos fossem realizados.

“Foram dias de trabalhos intensos, árduos exigindo muita dedicação, mas que, com a ajuda, colaboração e dedicação de todos, o evento foi e resultou em total sucesso, graças a toda essa família que trabalhou pelo canto coral, sou extremamente grato”, garantiu o diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro.

(45) 3253-1144 – 220