15ª Primavera dos Museus: Museu Dom Severino Kögl terá visita mediada entre os dias 20 até 24 de setembro

Entre os dias 20 até 24 de setembro das 9h às 17h o Museu Dom Severino Kögl de Nova Santa Rosa fará parte da programação da 15ª Primavera dos Museus. Assim, realizará visita mediada, ou seja, servidores acompanharão os visitantes, fazendo uma reflexão sobre a função do museu, proporcionando um reencontro com a história. Na ocasião também será tratado sobre perdas e a importância do recomeço, enfatizando a história do museu e a pandemia.

PRIMAVERA DOS MUSEUS – promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de MUSEUS

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. O Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

Objetivos: Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Resultados: Participação dos museus têm um aumento médio de 18% ao ano desde a primeira edição; número de eventos cadastrados: aumento médio de 21% ao ano.

Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram celebra os 15 anos da Primavera dos Museus. São quinze estações fortalecendo os laços entre os museus e a sociedade, bem como ampliando o público que frequenta esses espaços. Em face à pandemia, a 15ª edição do evento propõe como tema – Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado.Com mais de 680 inscritos e 1.700 atividades distribuídas por todo o Brasil, número expressivo para o contexto atual, esta Primavera, tal qual novo ciclo, é marcada pelo momento em que várias instituições, sob os protocolos necessários, retomam as atividades presenciais e o contato com o público, razão de ser dos museus e onde a prática museal se completa em sua essência.

Museus, centros culturais e instituições de memória de todo Brasil realizarão, inspirados no tema proposto, diversas atividades como: seminários, exposições, apresentações artísticas, debates, entre outras programações. Como campos de convergência da experiência humana, sejam elas sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro conosco. Repositórios de vivências e emoções podem ser, também, ambientes individuais e coletivos de nossa capacidade de superação e reinvenção. Que seja, pois, um momento de respeito e reflexão frente às tristes perdas no mundo, mas também – tal como a arte presente em tantos desses espaços – de retomada e força à inesgotável capacidade humana de se reerguer, inspirar e florescer.