Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato completa 43 anos e ganha novos livros

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura, adquiriu novos livros para a Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato. O incentivo à leitura faz partes das ações culturais do poder público e está de acordo com o planejamento do Sistema Municipal de Cultura por meio do Plano Municipal de Cultura.

O objetivo da aquisição é incentivar a leitura dos frequentadores do espaço cultural e manter o acervo literário sempre atualizado. Os livros adquiridos são de literatura infantil e infantojuvenil e foram adquiridos com recursos próprios do Departamento de Cultura.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, o investimento busca incentivar a leitura desde a mais tenra idade. “A leitura contribui para o aprendizado, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro, formando o intelecto”, comenta a secretária Nilza.

Os novos livros já estão disponíveis. O horário de atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

ANIVERSÁRIO DE 43 ANOS

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato foi criada em 15 de maio de 1980, completando hoje, 43 anos de fundação. A biblioteca foi idealizada pelo então prefeito municipal, Armindo Fischer e secretário de Educação, Milano Adolfo Scheid. A nominação da Biblioteca em “BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. ARNALDO FAIVRO BUSATO” é uma homenagem pelo grande prestígio político e comunitário do dr. Arnaldo, sendo ele um defensor da criação do município de Nova Santa Rosa.

Atualmente a biblioteca atende no período matutino, vespertino e noturno. Possui prédio próprio e em anexo abriga o Museu Municipal Dom Severino Kögl. Conta com 1.928 usuários cadastrados, e um acervo de 11.800 volumes sendo destes 2.334 de literatura infantil.

Conta com uma equipe de trabalho e dispõe de computadores com acesso gratuito à internet. As principais atividades desempenhadas e oferecidas pelos usuários na biblioteca são pesquisas e realização de trabalhos escolares, leitura, contação de histórias, troca de livros, entre outros, empréstimos domiciliares bem como visitas orientadas. Também dispõe de literatura alemã que é destinada ao público da terceira idade, bem como Sala Verde, com materiais de pesquisa sobre o meio ambiente.