A separação dos materiais é o primeiro passo para a destinação correta da reciclagem

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura da Prefeitura de Nova Santa Rosa reforça aos munícipes a importância da separação correta dos materiais enviados para a reciclagem. Alguns materiais que não são reciclados estão sendo enviados para a coleta seletiva, como: madeira, papel higiênico, fraldas, animais mortos, restos de comida, pilhas, lâmpadas, roupas e calçados. Assim, solicitamos que estes materiais não sejam mais enviados, pois, prejudicam a separação dos reciclados.

A separação correta dos materiais é o primeiro passo para a destinação, disposição e tratamento adequado. A coleta seletiva recolhe os materiais passiveis de reciclagem e os destina diretamente a UVR – Unidade de Valorização de Recicláveis – onde os catadores da ASCAROSA – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa – realiza a triagem separando os mesmos por gênero.

Os materiais que são reciclados e devem ser separados para a coleta seletiva, são: latas de alumínio, lata de produtos alimentícios, lata de tinta, garrafas PET, sacos, copos de plástico, PVC, garrafas de vidro, potes de produtos alimentícios, cacos (devidamente embalados), papelão, revistas, panfleto, jornais, embalagens longa vida, arames e fios elétricos.

Uma rota de coleta seletiva é realizada porta a porta na sede do município nas terças e quintas, e também existem os PEVs – Ponto de Entrega Voluntária – localizados nas escolas do distrito de Alto Santa Fé, Vila Cristal e Planalto do Oeste.

A Lei n° 12.305, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no país, sendo responsável por buscar a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, não geração, redução e reutilização dos resíduos sólidos, e adoção de tecnologias limpas, redução do volume dos resíduos perigosos, incentivo à reciclagem, integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam o ciclo de vida dos produtos

RESULTADOS DA COLETA SELETIVA EM 2021

Ao separar o material e participar da coleta seletiva você está reduzindo o impacto ambiental de seus hábitos de consumo e gerando renda as famílias de catadores. Um exemplo disso, são as 269,17 toneladas de materiais triados e comercializados no ano de 2021 em Nova Santa Rosa. Destas 52 toneladas são de vidro, 14 toneladas de metal, 72 toneladas de plástico, e 131 toneladas de papel, papelão e embalagem longa vida.

Conforme um relatório emitido pela Itaipu Binacional estima-se que devido aos resultados da reciclagem no município tenham sido poupados mais de R$ 857 mil e deixados de serem utilizados em aterro sanitário cerca de 538,35m³ de área. Continue fazendo sua parte, apenas fique atento a separação correta dos materiais. A Prefeitura de Nova Santa Rosa e a ASCAROSA agradecem a participação de todos os munícipes em ajudar o meio ambiente.