Amanhã (15) é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Assistência Social lembra que amanhã (15) é reconhecido como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Por este motivo foi constituído o Junho Violeta, como forma de representar esse dia.

A data visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos, dando visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida.

Os tipos de violências são: violência psicológica, sexual, física, negligência, abuso financeiro, violência patrimonial, discriminação, dentre outras formas de violências que os idosos muitas vezes estão sujeitos.

A violência contra o idoso deve ser denunciada e existem alguns canais para isso, como o disque 100, aplicativo dos direitos humanos do Governo, site da ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Ministério Público, Polícia Militar (190), Samu (192) em casos de urgência, e o nosso município o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) onde podem ser realizadas denúncias.

“O cuidado que uma sociedade oferece a seus idosos, mostra o quanto ela valoriza sua própria história e como preza por seu futuro”.