Arrastão da Dengue inicia na próxima semana em Nova Santa Rosa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa informa que o arrastão contra a Dengue inicia na terça-feira (23) no município. Durante a próxima semana o arrastão será realizado nos distritos. Na terça (23) e quarta-feira (24) será realizado em Planalto do Oeste, na quinta-feira (25) em Alto Santa Fé e na sexta-feira (26) em Vila Cristal. Na semana seguinte o arrastão será realizado na sede com cronograma de bairros a ser divulgado.
A ação está sendo realizada devido as chuvas seguidas de sol que ocorreram nos últimos dias e tem como objetivo prevenir futuras epidemias de dengue no município, bem como, auxiliar na limpeza da cidade. A equipe de trabalho solicita que todo e qualquer lixo, exceto o lixo orgânico, seja colocado em frente às residências, para que possam ser recolhidos pela equipe. Lembrando que o caminhão passará apenas UMA vez em cada rua. O lixo reciclável deve ser colocado separadamente.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa lembra que estamos vivendo a pandemia em decorrência do coronavírus, por isso, é necessário que cada um faça a sua parte para que não tenhamos junto com a pandemia uma epidemia de dengue em nosso município.

PREVENÇÃO
A prevenção é a melhor maneira para evitar a dengue, por isso, é responsabilidade de cada um cuidar do seu domicílio e cobrar dos vizinhos e amigos para que façam o mesmo. É simples e rápido combater o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue), siga as dicas:
Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 208 (Assessoria de Comunicação)