Aumento de casos de COVID-19 na região deixa Secretaria de Saúde em alerta

O boletim informativo coronavírus (COVID-19) divulgado pelo CRESEMS de Toledo, na sexta-feira, dia 27, deixou a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa em estado de alerta. Confira abaixo os dados divulgados:

Conforme a secretária de Saúde, Ligia Rambo, o aumento no número de casos na região é extremamente preocupante, pois, se a população não se cuidar, é somente questão de tempo até ocorrer o aumento no número de casos confirmados no município. “Vemos as pessoas agindo como se essa doença não existisse mais. Porém, os números mostram que muitas pessoas já foram a óbito devido a esta doença”, alerta a secretária de Saúde.

E mesmo dezembro sendo um mês de celebração, devido as festividades de fim de ano, o pedido da Secretaria de Saúde é de que as pessoas evitem aglomerações desnecessárias, e que se forem sair de casa, façam uso do álcool gel e máscara. “Não só os grupos de risco, todos precisam se cuidar. Aqui estamos fazendo nossa parte, mas vemos pessoas descumprindo o isolamento até mesmo quando sabem que podem estar transmitindo o vírus”, lamenta a secretaria, explicando que todos que procuram a Unidade de Saúde saem com as informações necessárias para evitar o contágio e disseminação. EM CASO DE SUSPEITA procure o ambulatório COVID-19 que fica em anexo ao Posto de Saúde Lídia Boll.

ISOLAMENTO

Segundo informações da Secretaria de Saúde, atualmente o protocolo de saúde do COVID-19 diz que uma pessoa contaminada deve ficar em isolamento por 10 dias a partir do 1° dia dos sintomas. No entanto, contatos domiciliares (ou seja, pessoas que residem no mesmo ambiente) devem ficar em isolamento por 14 dias, o prazo é maior devido aos riscos envolvidos, já que os sintomas podem demorar mais a aparecer.

“Está é a única forma de cortar a disseminação do vírus. Algumas pessoas desrespeitam essa regra básica de saúde”, explica Ligia lembrando que a luta contra o COVID é de todos.

Com informação,

Analiza Vissotto
Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.
Prefeitura de Nova Santa RosaAvenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232