Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato comemora 41 anos de sua fundação

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato foi criada em 15 de maio de 1980, completando assim, neste sábado, 41 anos de fundação. A biblioteca foi idealizada pelo então prefeito municipal, Armindo Fischer e secretário de Educação, Milano Adolfo Scheid. A nominação da Biblioteca em “BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. ARNALDO FAIVRO BUSATO” é uma homenagem pelo grande prestígio político e comunitário do dr. Arnaldo, sendo ele um defensor da criação do município de Nova Santa Rosa.

Atualmente a biblioteca atende nos períodos matutino, vespertino e noturno. Possui prédio próprio e em anexo abriga o Museu Municipal Dom Severino Kögl. Conta com 1.928 usuários cadastrados, e um acervo de 11.800 volumes sendo destes 2.334 de literatura infantil. Conta com uma equipe de quatro funcionários, destes uma estagiária e uma serviços gerais. Dispõe de computadores com acesso gratuito à internet. As principais atividades desempenhadas e oferecidas pelos usuários na biblioteca são pesquisas e realização de trabalhos escolares, leitura, contação de histórias, troca de livros, entre outros, empréstimos domiciliares bem como visitas orientadas. Também dispõe de literatura alemã que é destinada ao público da terceira idade, bem como Sala Verde, com materiais de pesquisa sobre o meio ambiente.

MELHORIAS

Muitas ações foram e continuam sendo idealizadas, e vem recebendo investimentos históricos desde 2017. Em 2019, a biblioteca passou a ter um ambiente climatizado, dispondo de computadores com acesso gratuito à internet e espaço específico para leitura infantil.

Destaca-se, como principais ações e investimentos: Aquisições e renovação no mobiliário (mesas, armários, cadeiras, prateleiras); Climatização do ambiente e instalação de ar condicionado; Renovação e adequação do espaço de leitura infantil (aquisição de prateleiras, apropriadas para crianças); Recebimento de inúmeros livros da Biblioteca Pública do Paraná; Assinatura de periódicos, como jornais, Gibis “A Turma da Mônica” etc.; Atualização e renovação de todo acervo literário; Melhorias na infraestrutura tecnológica com a instalação de webcams, instalação de antena digital, disposição de mais computadores, manutenção periódica de informática; Pintura externa completa do prédio (Biblioteca e Museu); Realização de ajardinamento e embelezamento estético do local; Disposição de  Notebook e Data show; entre outros; Aquisição de tatames; Disposição de mesas infantis; Padronização e criação da logomarca da Biblioteca; Criação do Projeto “Semeando Leitura, Colhendo Leitores!” – distribuição de sacolas de Leitura.