DOAÇÃO DE SANGUE: data pré-agendada. Garanta sua vaga!

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde informa que neste final de ano o transporte da caravana de doadores de sangue para o Banco de Sangue Hemepar em Toledo, será feito no dia 26 de novembro e 17 de dezembro, ambos com saída às 12h15 do Centro de Saúde Lídia Boll. Assim, os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde e fazer o agendamento por meio do telefone (45) 3253-2325 ou pelo 9 9967-1180.

A partir de 2022 todo o calendário do transporte da caravana de doares de sangue será divulgado antecipadamente, no início do próximo ano. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar um veículo para o transporte do grupo uma vez por mês com data previamente agendada.

Sendo assim, o objetivo da Secretaria de Saúde é contribuir com a organização do transporte que já é realizado há muitos anos em parceria com o Grupo Missão Salva Vidas – doadores de sangue de Nova Santa Rosa – que tem à frente a coordenadora, Loirena Schulz.

REQUISITOS

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 51kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Clique aqui para mais informações.