Estatuto da Criança e do Adolescente completa 31 anos e profissionais da área fazem atividade com crianças

Nesta terça-feira (13) o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) completa 31 anos. Para garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes o município de Nova Santa Rosa tem uma Rede de Proteção com assistência social, educação, saúde e segurança pública.

Considerando a importância da data, a técnica de referência do Projeto Viver e psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Andressa Karine Genz Schmitz, e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Viver, Josema Ladwig convidaram a conselheira tutelar Olinda Pudell para realizar uma atividade com as crianças em que foram repassadas histórias sobre o Eca. Também foi cantado os parabéns, para simbolizar o aniversário da Lei n° 8.609 que dispõem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

As crianças foram alertadas sobre os crimes de negligência, violência física e psicológica. Sendo ressaltado que nestes casos é muito importante fazer a denúncia para os órgãos competentes: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, delegacia de polícia e o Disque 100.

SERVIÇOS EM NOVA SANTA ROSA

Entre os serviços oferecidos no município estão a proteção social às crianças e adolescentes vítimas de violência, medidas socioeducativas no Creas. Existe também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Viver – que tem como objetivo complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

Dessa maneira os serviços prestados em Nova Santa Rosa previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, em especial das pessoas com deficiência, assegurando o direito a convivência familiar e comunitária. Promovendo acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo ainda a Rede de Proteção Social de Assistência Social no território e as políticas de educação, saúde, cultura, esporte além de lazer e participação cidadã, estimulando o protagonismo dos usuários.

As atividades voltadas para crianças e adolescentes no município contam com ações organizadas pelas Secretarias de Educação, Saúde, Esporte, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura junto às crianças e famílias atendidas.

DENUNCIE

Denúncias sobre situações de descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem ser feitas por meio do telefone (45) 3253 -1743, ou pelo Disque 100.