Formação com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é realizado para profissionais da rede municipal de ensino em Nova Santa Rosa

Devido ao aumento significativo dos diagnósticos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na segunda-feira (19), uma formação para as equipes pedagógicas, professores, educadores infantis e estagiários/auxiliares – Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) da rede municipal de ensino.

A formação foi ministrada pela psicóloga, Francielli Pereira Gozzi Freiberger, mestre em Educação e integrante do grupo de formadores da AMOP, no Tetro Municipal Gustavo Fischer. Durante as atividades foram abordados os seguintes temas: definição do TEA, principais critérios e características para um diagnóstico, avaliação e intervenção escolar e aspectos legais do atendimento educacional especializado.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

O TEA afeta o comportamento da criança.  No geral, uma criança com transtorno do espectro autista pode apresentar os seguintes sinais:

• Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos.
  • Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.
  • Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.

É importante que a família fique atenta aos sinais, se você acha que seu filho (ou a criança pela qual você é responsável) não está se desenvolvendo conforme os marcos apresentados na caderneta da criança (vacinação), procure um profissional especializado ou a Unidade Básica de Saúde. Fonte/Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.