Goleiro de Nova Santa Rosa que joga em Portugal visitou crianças da escolinha de futsal do município

Direto de Nova Santa Rosa para o mundo: Matheus Alberto Kayser, de 26 anos de idade, fez a festa com as crianças da escolinha de futsal do Departamento de Esportes da Prefeitura de Nova Santa Rosa. Atual goleiro do time de futebol Boavista de Portugal, Matheus estava visitando sua família em Nova Santa Rosa, quando foi convidado pelo diretor de Esporte, Edson Góis, e professor da escolinha de futsal, Airton Zago para participar de um treinamento junto com as crianças. Matheus não pensou duas vezes e alegrou o dia da criançada ao após o treino, conversar com elas e contar um pouco de sua trajetória que envolve disciplina e persistência.

COMEÇO EM NOVA SANTA ROSA

O primeiro professor de futsal que Matheus teve foi o atual diretor de Esportes de Nova Santa Rosa, Edson. “Comecei a treinar com seis anos, como jogador de linha. Aos 10 anos fui para o gol. Aos 12 anos eu fui jogar no Athletico Paranaense”, conta Matheus, lembrando a importância de treinar desde cedo. “A criança acaba desenvolvendo uma melhor coordenação motora e cria disciplina. Assim, acredito que isso reflete na vida social e familiar, tornando a criança mais responsável desde cedo”, diz.

PROFISSIONAL

A profissionalização do atleta nova-santa-rosense aconteceu aos 18 anos no Athletico Paranaense, quando participou do Campeonato Paranaense, mas sem atuar. Seu jogo de estreia acabou acontecendo somente dois anos depois no campeonato goiano, pelo Grêmio Anápolis – Goiás. Após, Matheus passou pelo Vila Nova de Goiânia, onde jogou a Séria B do Campeonato Brasileiro e o campeonato goiano. Desde 2019 atua no Boavista em Portugal. Ainda em 2011 foi convocado pela Seleção Brasileira no Sub-17 e disputou a Copa do Mundo Sub-17 no México.

INSPIRAÇÃO PARA CRIANÇAS

“Pensar que posso ser inspiração para as crianças é motivo de bastante alegria, pois vejo nelas o sonho que eu sempre tive, de estar onde estou hoje e fazendo o que eu mais gosto por todos esses anos”, relata Matheus.

ENCONTRO

No encontro realizado com as crianças, o atleta de Nova Santa Rosa, conversou com as crianças sobre sua trajetória e explicou a importância da disciplina e persistência, além de distribuir muitos autógrafos. “Eles me olham como uma referência, por eu ter saído do mesmo lugar que eles. Isso é uma motivação para eu continuar, e eles devem continuar também acreditando nos seus sonhos”, fala Matheus. O nova-santa-rosense aproveitou para entregar duas camisas e um short do time Boavista. Uma das camisas em especial ao seu primeiro professor e incentivador, Edson Góis, como forma de agradecimento.

ESCOLINHAS

A formação no esporte é importante para o desenvolvimento, pois estimula o espírito de equipe, ensina a lidar com vitórias e derrotas, estimula a disciplina e o respeito, melhora o comportamento e a concentração, traz saúde e combate o sedentarismo, ajudando as crianças a desenvolverem novas habilidades.

Pensando nestas contribuições a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Esporte atende atualmente aproximadamente 300 alunos com idades entre quatro aos 18 anos. São oferecidos diversos esportes, entre eles: futebol de campo, ginástica rítmica, futsal masculino e feminino, voleibol e tênis. O atendimento acontece na sede de Nova Santa Rosa e também nos distritos de Alto Santa Fé, Cristal e Planalto do Oeste.

Analiza Vissotto

Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.