Grupo de Dança Folclórica Alemã Immer Lustig é documentado em projeto de memória cultural da região

No último final de semana foram realizadas gravações com o grupo Folclórico de Dança Alemã Immer Lustig do distrito de Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa. A gravação faz parte de um projeto de memória cultural da região Oeste do Paraná. O objetivo é proporcionar um espaço de conhecimento e disseminação de histórias de vida acerca de temas que compõem a diversidade e a memória cultural da região.

O projeto faz parte das ações do Ecomuseu da Itaipu, Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, por meio do Convênio Linha Ecológica, parceira entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento do Lago de Itaipu.

O grupo folclórico da 3ª idade de Dança Alemã Immer Lustig de Alto Santa Fé é um marco no município de Nova Santa Rosa. O grupo já fez inúmeras apresentações e viagens, manifestando a cultura alemã e a alegria nas mais variadas regiões por onde passa.

Formado em 2002, conta com 13 pares de dançarinos que por meio da dança buscam o divertimento e a integração no meio em que vivem. O grupo usa trajes de estilo original do Böhmerwald, região da Boemia, Suíço da Região de Argau, um Austríaco da Região de Salzburg, e um traje de Brandenberg é um município da Áustria, situado no distrito de Kufstein, no estado do Tirol.

RODAS DE MEMÓRIA

As rodas de memória fazem parte da metodologia de trabalho, como instrumento importante para identificar e documentar os bens culturais que representam as diversidades e pluralidades culturais existentes na sociedade. Para a produção do inventário é utilizada a metodologia da história oral, por meio de entrevistas específicas com os sujeitos sociais.

Serão realizadas mais rodas com temáticas previamente escolhidas. Os temas que estão em fase de pesquisa são: Catadores de Materiais Recicláveis; Merendeiras, Agricultores com vivência da terra, Pescadores, Folia de Reis; Procissão de Nossa Senhora de Itaipulândia; Cavalgadas Ucranianos, Alemães; Italianos; Poloneses; Estadunidenses (Altônia) – Aldeia Betânia; Revolução Tenentista de 1924; Ciudad Real del Guairá; entre outros.