Grupo Folclórico da 3ª Idade de Dança Alemã Immer Lustig comemora 19 anos de formação

Registro de uma das primeiras apresentações do grupo

O Grupo Folclórico de Dança Alemã da 3ª idade do distrito de Alto Santa Fé comemorou nesta semana 19 anos de formação. O grupo Immer Lustig é um marco no município de Nova Santa Rosa pelas inúmeras apresentações e viagens realizadas, manifestando a cultura alemã e a alegria nas mais variadas regiões por onde passa. Formado desde 2002, conta com 10 pares de dançarinos que por meio da dança buscam o divertimento e a integração no meio em que vivem.

O grupo que é atualmente coordenado e coreografado pelo professor, Darci Victor Kamphorst, é mantido pela Prefeitura de Nova Santa Rosa como projeto cultural do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem a sua frente a professora, Nilza Gerling. O Immer Lustig conta ainda com o total incentivo da administração pública, por intermédio do prefeito, Norberto Pinz e do vice-prefeito Noedi Hardt.

DANÇA FOLCLÓRICA ALEMÃ

A Dança Folclórica Alemã é destaque em Nova Santa Rosa, pois seu trabalho foi iniciado com o intuito de valorizar as raízes étnicas e culturais, e preservar as tradições trazidas pelos colonizadores de Nova Santa Rosa, promovendo a integração entre crianças, jovens, adultos e idosos.

TRAJE TÍPICO

O grupo possui um traje de estilo original do Böhmerwald (confeccionado em 2012), região da Boemia, Suíço da Região de Argau e um outro traje Austríaco da Região de Salzburg (confeccionado em 2016). Em 2020, o grupo recebeu um grande investimento com o novo traje Bandernberger Tirols, com características da árvore da vida, cores em vermelho, vinho escuro e azul, com aplicações de bordado, sendo adaptado as necessidades atuais.

Neste contexto, através de uma iniciativa do Departamento de Cultura, visa-se comemorar e valorizar a história do grupo, por ser uma referência na região e por retratar firmemente a cultura de predominância alemã existente no município.

O diretor de Cultura, Fabiano Carlos Cassimiro, explica a importância de valorizar o grupo que dissemina a cultura folclórica, por meio de um novo traje, que demonstre a qualidade do trabalho da equipe e que também tenha maior durabilidade, atendendo uma demanda do grupo e alavancando a cultura da dança folclórica alemã. “A renovação do traje foi um ‘presente’, um marco para este grupo que sempre representou o município na região e no estado do Paraná”, enfatiza o diretor de Cultura, Fabiano Carlos Cassimiro.