Hoje é comemorado o Dia do Idoso

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro, data que faz referência ao dia da promulgação do Estatuto do Idoso através da Lei nº 10.741 que a tornou vigente. Este Estatuto é cada dia mais fundamental para os brasileiros, à medida que as taxas de fertilidade diminuem e a proporção de pessoas com 60 anos ou mais triplicará até o ano de 2050.

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Nas últimas décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, passando dos 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. Por isso, é fundamental que a sociedade planeje, de forma ordenada, a inclusão social e econômica dos idosos, garantindo igualdade de oportunidades por meio de medidas para eliminar a sua discriminação.

Assim, para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Para saber mais acesse: www.cedi.pr.gov.br/ ou procure a Secretaria de Assistência Social de Nova Santa Rosa, na rua Guarani.