Investimentos significativos são realizados na Biblioteca Pública Municipal

O Departamento de Cultura realizou por meio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Nova Santa Rosa importantes investimentos na Biblioteca Pública Municipal Arnaldo Busato. Dentre as melhorias estão:

Instalação de divisórias, visando melhora do espaço de serviço e atendimento; pintura externa de todo o prédio e partes internas; renovação de assinatura de gibis – Turma da Mônica, incluindo pacote Jovem Turma da Mônica; melhorias e instalações gerais no mobiliário: melhorias e modernização das estantes de livros; disposição de mais dois computadores; aquisição de fones de ouvido para atendimento dos alunos (aulas remotas); investimento e melhorias no paisagismo e jardins externos; manutenção periódica na rede e instalações elétricas.

Ainda, por meio de recursos próprios do Departamento de Cultura, foi investido na infraestrutura do local, com a instalação de um ar-condicionado (60.000 BTUs); prateleiras infantis apropriadas; disposição de tatames e pufs, oferecendo maior conforto para leitura; organizadores de livros para prateleiras; reformas de mesas e cadeiras; instalação de antena digital, com acesso gratuito, facilitando as aulas remotas aos alunos da rede Estadual.

Ainda nos próximos dias, a Biblioteca e o Museu Municipal irão receber investimentos de instalação de câmeras de segurança e monitoramento.

PROJETO DE LEITURA

Em 2021, haverá a continuação do Projeto “Semeando Leitura, Colhendo Leitores”, com a distribuição de sacolas de leitura. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo da criança; promover o desenvolvimento do vocabulário; diversificar o repertório de leitura; possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; despertar o cuidado pelo livro; ampliar as visitas e trocas de livros; possibilitar produções orais e escritas.

A metodologia deste projeto visa a confecção e customização com serigrafia de sacolas literárias, personalizadas e identificadas com o nome do projeto. Cada usuário que estiver em dia com as suas obrigações (carteirinha ativa) com a Biblioteca Pública Municipal irá receber uma sacola literária.

Todos os cuidados em virtude da pandemia da COVID-19 estão sendo tomados, garantindo assim, o acesso dos alunos que necessitam frequentar o espaço da Biblioteca para realizar os trabalhos remotos.