Líderes do Movimento Coral Juvenil participaram de capacitação no domingo (6)

A 9ª Capacitação de Líderes das Coordenações que compõe os Corais Juvenis do Movimento Coral Juvenil (MCJ), foi realizada no domingo (6) no Teatro Municipal Gustavo Fischer em Nova Santa Rosa. A programação foi coordenada pelo idealizador e coordenador do projeto, regente Gerson Giese.

O MCJ é formado por adolescentes e jovens de Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Nova Santa Rosa. O objetivo da capacitação é juntar os representantes da coordenação, vice coordenação, secretários e diretores de mídia, de todos os municípios para que aprendam a desenvolver seu papel na equipe de coordenação de cada coro. Com a capacitação os coralistas aprenderam noções básicas da organização que conduz e rege os trabalhos da coordenação, como por exemplo, livro caixa, livro ata, pasta de arquivo e atualização das mídias sociais de cada coro, orientação e valorização sobre a importância de cada um.

Este ano, iniciada no período vespertino, a capacitação contou com inovações, por meio de duas novas oficinas: Ética E Boas Maneiras, ministrada pela ex-coralista Ana Paula Bressan de Pato Bragado. Neste foram destacadas as posturas dos representantes dos respectivos corais perante a sociedade e autoridades, entre outros.

Em seguida, os coordenadores participaram da metodologia aplicada por meio do “World Café”, liderada pelos colaboradores, todos do município de Nova Santa Rosa: Jyan Oviedo, Luana Bresolin, Lucas Giaretta e Fabiano Cassimiro.

Além da capacitação a tarde contou com palestra intitulada: “Liderança e Resiliência?”, ministrada pelo facilitador Mathiel Rohloff. O profissional acentuou aspectos sobre liderança em grupo e os desafios que podem surgir quando nos tornamos líderes. Somado a isso, foi salientado que os coralistas devem se automotivar e assim terem resiliência para contornar e superar os desafios, para tornar este ano ainda mais especial para todo o Movimento Coral Juvenil.

O MCJ conta com mais de 300 coralistas, envolvidos e engajados na defesa e difusão do canto coral pelo país. O grupo conta com site oficial, página do Facebook e no Instagram, equipe de monitores, dois preparadores vocais, um preparador cênico e assessores de comunicação. Todos trabalhando voluntariamente pela música do canto coral. O projeto é idealizado e coordenado pelo regente Gerson Daniel Giese com apoio e incentivo da Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio do Departamento de Cultura.

FOTOS: Lucas Giaretta