Mostra Pedagógica e Feira do Conhecimento são realizadas no distrito de Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa

Na quinta-feira, dia 25, o distrito de Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa, foi palco da Mostra Pedagógica e apresentação do Projeto União Faz a Vida realizada pela Escola Municipal Arnaldo Busato e a 14ª Feira do Conhecimento realizada pela Escola Estadual Vinícius de Moraes. Ao todo, entre os dois educandários, mais de 150 alunos, professores e funcionários estiveram envolvidos no evento que foi aberto ao público.

O objetivo da Mostra Pedagógica e da Feira do Conhecimento é incentivar a atividade científica histórica, por meio da elaboração e execução de projetos, auxiliando na construção do conhecimento. Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, além do espírito de coletividade. Desse modo, se estabelecem vínculos de participação das famílias dos educandos, como forma de acompanhamento da qualidade do ensino.

TRABALHO COLETIVO E INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Para que ambos os projetos fossem desenvolvidos houve trabalho coletivo na organização e realização do evento. As escolas contaram com o apoio e trabalho de muitas mãos da comunidade, houve dedicação, compromisso e amor pela educação de qualidade.

Conforme as diretoras das escolas, a organização de eventos culturais e do conhecimento favorecem a integração entre a escola e família, criam um canal de comunicação, um momento de encontro para compartilhar o que acontece no espaço escolar. Assim, essa é uma parceria indiscutível na formação, mudança positiva das atitudes e intelectualidade dos alunos.

LIDERENÇAS PRESENTES

O prefeito, Norberto Pinz; secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling; coordenadora pedagógica, Nelci Schmidt; coordenadora do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Inês Kruger; diretor executivo do Sicredi Progresso Paraná/São Paulo, Inácio Cattani; assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Mirian Sell; gerente do Sicredi Nova Santa Rosa, Maicon Mombach; presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Dirceu Deimling; diretora da Escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes, Andréia Ana Philippsen Weber e a diretora da Escola Municipal Arnaldo Busato, Marlice Inês Friedrich Gomes.

MOSTRA PEDAGÓGICA

Na mostra foi realizado um projeto com o 4º ano sobre as primeiras povoações e cidades do Paraná. A apresentação ocorreu em forma de maquetes que representavam o tema proposto contando a história do Paraná, começando pelas reduções jesuíticas. Em seguida, explicando o trabalho dos mineradores que buscavam enriquecer com a exploração do ouro. Continuaram com a apresentação das atividades tropeiras que, por onde passavam, formavam pequenos vilarejos e finalizaram as apresentações, explicando o trabalho dos ervateiros no Estado.

A turma do 5° ano confeccionou por meio do Projeto Ministério Público na escola, um livrinho com o tema Combate ao Trabalho Infantil. Na matéria de Língua Inglesa os alunos construíram uma maquete sobre o vocabulário House, Furniture (casa e mobília). O objetivo foi aprender o vocabulário em Língua Inglesa e identificar os cômodos e objetos praticando a oralidade e escrita do novo código linguístico.

PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA

O programa “A União Faz a Vida”, é idealizado pelo Sicredi e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Santa Rosa nas escolas municipais. O programa tem como objetivo a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

Desde 2008 a metodologia do projeto passou a ser posta e prática nas salas de aula. Desde então, vários projetos já foram desenvolvidos. Nesse ano, com as turmas do:

Infantil V: Conhecendo a minha escola. Conhecer mais sobre a minha escola, o seu nome e a pessoa que foi escolhida para ser homenageada.

1° ano: Projeto escola e família construindo pontes. O objetivo do trabalho foi conhecer o modo de vida das crianças e seus lugares de vivência, buscando conhecer o universo da criança compreendendo e gerando sentimentos, lembranças e memórias, buscando promover a formação de cidadania consciente, encurtando distâncias entre a escola e os familiares, estimulando as relações afetivas abrindo caminhos para a participação ativa na vida escolar.

2° e 3° ano: Fontes históricas do município de Nova Santa Rosa. Estabelecer relação com antigo e atual governo do município, conhecendo a história da colonização bem como seus objetos históricos (patrimônio municipal) e a função social que um museu representa.

DEMAIS PROJETOS

Ainda, houve em evidência o projeto CELEM Alemão, uma atividade de contraturno feito na Escola Estadual desde 2005, com o objetivo de manter viva a tradição e cultura da língua alemã na comunidade.

Outro projeto, Garra pela Vida, lançado em agosto para a comunidade. O principal objetivo é prevenção da saúde mental dos educandos, com intuito de motivar a seguir em frente, apesar das dificuldades.

A Sala de Recursos Multifuncional também mostrou na prática, por meio de desafios, o trabalho desenvolvido com os alunos. Este, enfatiza as necessidades específicas dos estudantes estimulando o raciocínio lógico, práticas concretas, a leitura e produção, por meio de atividades diferenciadas.

Fotos: Analiza Vissotto