Nova Santa Rosa é premiada durante o 6° Congresso Sul Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade realizado em Foz do Iguaçu

Crédito: Jean Pavão

Na terça-feira (23) o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz; vice-prefeito, Noedi Hardt e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Netto; estiveram em Foz do Iguaçu para receber uma premiação por Nova Santa Rosa ter conquistado o 3° lugar como destaque em Ações de Educação Ambiental. O evento ocorreu durante o 6° Congresso Sul Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade.

Também participaram da entrega da premiação, a técnica da Unidade de Valorização de Reciclagem (UVR), Carolina Eggers Toebe, responsável pelas ações de Educação Ambiental com fantoche, avental de histórias, bolsas com material reutilizável e vasos de isopor e cimento. Além, do gestor municipal de Educação Ambiental, Kleber Adriano Ribeiro e o diretor do Departamento Administrativo, Thiago Reichert.

Nova Santa Rosa foi ilustrada no “Caderno de Reciclagem”, onde apresenta sua metodologia e as ações desenvolvidas do Programa Gestão de Resíduos ao longo do período de 2019-2022.   Esses resultados foram frutos da participação da gestão pública em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional (IB) frente a temática dos resíduos recicláveis.

PROGRAMA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (GRS)

Promovido pela Itaipu, em parceria com as gestões públicas municipais do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o Programa GRS já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas para a expansão e fomento da reciclagem, incluindo a estruturação de 67 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), com foco na inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Até 2022, o Programa permitiu a geração de 1.198 postos de trabalho, com renda média de R$ 2 mil. Além disso, foram recicladas 86 mil toneladas de materiais como papel, vidro, metal e plástico, evitando a emissão de 164 mil toneladas de CO2. Colaboração www.pti.org.br.

Fotos: Jean Pavão