Nova Santa Rosa tem 121 notificações suspeitas de dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa informa que até o momento, dia 2 de março, existem 121 notificações suspeitas de dengue registradas. A contagem dos números confirmados – Informe Epidemiológico da Dengue – começou a ser realizada na sexta-feira, 25 de fevereiro, quando 6 casos foram confirmados pelo Lacen. Por isso, estima-se que nos próximos dias muitos casos de dengue se confirmem. Assim, os números são preocupantes e deixam Nova Santa Rosa em alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar uma epidemia.

A Administração Municipal de Nova Santa Rosa faz a sua parte quanto aos alertas sobre os cuidados e também a limpeza dos focos. No final de fevereiro foram dedicados seis dias para o Arrastão da Dengue que teve como resultado a coleta de 11 caminhões de entulhos, recolhidos em terrenos baldios e lixos em residências. Dessa forma, o Arrastão da Dengue contribuiu com a eliminação de muitos focos onde foram identificadas as larvas do Aedes Aegypti. Os locais contaminados estão sendo vistoriados e caso o proprietário não cumpra com a limpeza do local, poderá ser notificado pela Secretaria de Saúde do município.

“É extremamente importante que os nova-santa-rosenses contribuam com essa limpeza, para que ela perdure. Pedimos para que você verifique seu quintal ou dentro de casa. Os focos do Aedes Aegypti podem ser encontrados em qualquer lugar em que haja acumulo de água”, alerta o secretário de Saúde, Noedi Hardt, lembrando que a dengue também mata!

Ainda, todos os dias estão circulando pelas ruas os agentes de endemias do município. Estes profissionais fazem um trabalho de “formiguinha”, onde vistoriam, alertam e ensinam as pessoas a se protegerem da dengue: eliminando o mosquito Aedes Aegypti. No entanto, a Secretaria de Saúde lembra que sozinha não consegue eliminar todos os focos. “Sabemos da nossa responsabilidade e estamos aqui para contribuir com a saúde de todos, por isso pedimos a sua ajuda na hora de eliminar este mosquito que causa tanta dor”, esclarece Noedi.

FUMACÊ

Ainda hoje (2) a Secretaria de Saúde fez uma solicitação a 20ª Regional de Saúde/Endemias onde solicita um fumacê para o município de Nova Santa Rosa. O pedido tem por objetivo contribuir para o combate ao mosquito, tendo em vista o aumento das notificações dos casos no município.

O QUE FAZER PARA ELIMINAR A DENGUE:

Para evitar a dengue é necessário acabar com os focos do Aedes Aegypti. Assim, está na hora de você fazer sua parte. Leve estes cuidados para sua vida:

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA: Destruir os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. Evite sua procriação;

LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico;

VASILHAS PARA ANIMAIS: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana;

SUPORTE DE GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso;

PRATINHOS DE VASOS DE PLANTAS: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado;

PLANTAS QUE ACUMULAM ÁGUA: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

VASOS SANITÁRIOS: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico. Em banheiros com pouco uso, dê descarga pelo menos uma vez por semana;

BALDES E VASOS DE PLANTAS VAZIOS: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

RALOS: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

GARRAFAS: As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo;

LAJES: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas;

LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;

FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA: Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial;

Estas são apenas algumas dicas de onde o mosquito pode se proliferar. Por isso, é importante ficar atento para qualquer objeto que possa acumular água. Coloque sempre em um saco plástico, feche bem e jogue no lixo: tampinha de garrafa, casca de ovos, copos descartáveis e outros.

Secretário de Saúde, Noedi Hardt