Nova Santa Rosa terá EJA para formação do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio do Conselho Tutelar do município informa que estão abertas as inscrições para alunos maiores de 15 anos de idade estudarem no EJA – Educação de Jovens e Adultos. Para que a nova turma seja formada, é preciso que 20 alunos se matriculem. Assim, as aulas serão ministradas no Colégio Gaspar Dutra em Nova Santa Rosa. A formação disponibilizada será para o Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.

Os interessados devem fazer sua inscrição por meio do telefone (45) 9 8803-1120 no Colégio Paulo Freire de Marechal Cândido Rondon. Ao ligar é preciso informar que tem interesse em estudar em Nova Santa Rosa.

Os conselheiros tutelares do município pedem para que os jovens e adultos que pararam de estudar na escola, por quaisquer motivos, aproveitem esta oportunidade. “Normalmente essa formação do Fundamental II e o Ensino Médio é disponibilizada somente em Marechal, e agora temos a possibilidade de ter aulas aqui”, explicaram os conselheiros, pedindo para quem tem interesse se matricular o quanto antes.

EVASÃO ESCOLAR

Conforme o Conselho Tutelar a evasão escolar é um grande problema observado em Nova Santa Rosa. Atualmente 5 faltas consecutivas e 7 faltas alternadas já são consideradas evasão escolar. Assim a Escola tem o dever de informar o Conselho Tutelar, que orienta a família do estudante e se preciso for notifica a mesma. Se necessário o caso é tratado também pela Rede de Proteção do município. E em última instância o Ministério Público pode ser acionado.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei n° 12.796, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade. A obrigatoriedade da educação básica é dos 4 aos 17 anos de idade completos.

As crianças e os adolescentes têm direito à educação, visando um pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo assegurado a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e o direito de ser respeitado por seus educadores.

Conselheiros Tutelares: Roseli Vieira, Olinda Pudell, Luiz de Lima e Paulo da Silva