Osterbaum: Árvore da Páscoa que simboliza a vida cativa Nova Santa Rosa

A união dos Projetos Culturais de Nova Santa Rosa mais uma vez ganha destaque ao mostrar que juntos o grupo é mais forte. Para simbolizar essa harmonia e devido as comemorações da Páscoa, os professores dos projetos culturais juntamente com os alunos, pais e colaboradores externaram esse sentimento por meio da Osterbaum – Árvore da Vida – que é símbolo da cultura germânica na Páscoa.

As Árvores de Páscoa estão localizadas em frente ao Teatro Municipal Gustavo Fischer, e cativando quem passa pelo local. A ideia da Osterbaum surgiu a partir de uma reunião de planejamento da equipe do Departamento de Cultura.

O objetivo foi fortalecer e valorizar a cultura germânica existente no município. Além disso, fazer o resgate dos valores cristãos e da Páscoa, pois a Osterbaum significa também o renascimento. Conforme o Instrutor de Música e regente do Coro Municipal Juvenil, Gerson Daniel Giese, foi por meio da Osterbaum que os professores dos projetos culturais tiveram a oportunidade de unir os alunos pela simbologia, em um período que ocorre o afastamento social das pessoas e famílias. “E assim, através desta árvore, uma tradição alemã, renovamos nossa esperança cristã para um futuro no qual possamos voltar a ensaiar e nos apresentar”, garantiu o regente Gerson.

OSTERBAUM

Á árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida e a Ressureição de Jesus. O ovo significa que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. A Páscoa é vida, ressureição, esperança e alegria.

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está a Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha e também foram levadas a outros países pelos que emigraram. Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum.