Prefeito Norberto Pinz recepcionou no Paço Municipal grupo de alemães que vieram ao município participar do Seminário “Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável”

O último domingo (15) foi extremamente produtivo para o município de Nova Santa Rosa. Isso porque o prefeito Norberto Pinz e o vice-prefeito, Noedi Hardt, junto com a primeira-dama, Ivone Rode Pinz, secretários, diretores e vereadores, recepcionaram no Paço Municipal o grupo de alemães que vieram participar do Seminário “Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável”.

As tratativas foram animadoras para o andamento da implantação do programa de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e da agroindústria, para a produção de biocombustíveis no Oeste do Paraná.

Mais tarde a programação continuou no Clube do distrito de Alto Santa Fé. Na ocasião foi feita uma apresentação da proposta de cooperação alemã na estruturação do Programa Saneamento Rural em Nova Santa Rosa e também foi servido um delicioso jantar com a participação de lideranças e da comunidade.

O prefeito Norberto Pinz comentou que o momento é histórico para o Nova Santa Rosa. “Podemos ter a certeza que estamos no caminho certo, com trabalho e confiança mútua, daremos andamento neste programa”, afirmou.

O “Oeste Sustentável”, está sendo desenvolvido em parceria com as cooperativas COOPERSAN e AMBICOOP, Cooperativas de geração de energias sustentáveis e saneamento rural, em parceria com empresas de tecnologia e de consultoria, organismos de fomento e de financiamento nacionais e europeus.

O projeto se baseia no tripé da sustentabilidade, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos, dentro do que preconizam os objetivos de desenvolvimento sustentável, com o pacto global pela descarbonização do planeta a partir da implementação da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU).

Prefeito Norberto Pinz e o Secretário de Estado de Mecklemburg, Patrick Dahlemann