Prefeitura de Nova Santa Rosa investe em aquisições para a Banda Marcial e Fanfarra Municipal

Nos últimos meses, a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura fez um investimento de R$ 18 mil com recursos próprios do Departamento de Cultura para aquisições a serem usadas pela Banda Marcial Municipal e Fanfarra Municipal Gaspar Dutra.

Para a Banda Marcial Municipal foram adquiridos: 6 pares de baquetas; 1 prato para chimbal solo pro orion de 14 polegadas; 1 estante de partitura de madeira para maestro/regente; 1 pandeiro meia lua na cor branco e azul; 1 sonoro torelli – grave vermelho; 4 suportes clamp para prato bloco sonoro e pandeiro; 6 capas para almofadas para trompete (estojo) e 3 capas para almofadas para flugelhorn.

E para a Fanfarra Municipal Gaspar Dutra: 40 camisetas; 15 caixas guerra com talabartes e baquetas; 25 talabartes 2 ganchos para repique caixa e 6 Surdos com talabartes e baquetas.

BANDA MARCIAL MUNICIPAL

Idealizada no dia 1º de março de 2006, assim, com 17 anos, o projeto cultural da Banda Marcial utiliza em suas apresentações instrumentos de percussão, melódicos e de sopro. Os alunos aprendem leitura em partitura e são destaque por onde passam.

A Banda Marcial Municipal tem como lema: “Uma banda, um som!”. O objetivo é motivar as crianças e adolescentes para a música, bem como despertar o interesse e descobrir novos talentos para arte musical, possibilitando um enriquecimento psicomotor, psicossocial e sociocultural dos participantes, além de noções básicas de comportamento, postura e iniciação musical.

Estão envolvidas nas atividades 40 crianças, adolescentes e jovens com idade entre 10 e 18 anos, que ensaiam duas vezes por semana no Teatro Municipal Gustavo Fischer. O professor e maestro, é Ewerton Alves dos Santos.

FANFARRA MUNICIPAL GASPAR DUTRA

Fundado em agosto de 2022, conta atualmente com 40 crianças e adolescentes, sendo eles alunos do Colégio Estadual Gaspar Dutra.

O objetivo é possibilitar e proporcionar uma ação pedagógica utilizando-se de instrumentos musicais como promotores de aprendizagem e desenvolvimento. Ainda, contribuir com a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação, postura e expressão nas aulas de teoria musical, e expressão corporal.

A fanfarra retrata a música como uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação e cultura.

Os ensaios são realizados no espaço da Quadra do Colégio, nas segundas-feiras a noite. As aulas são coordenadas pelo instrutor, Sargento Jair Chagas Libeiro, que possui uma vasta experiência em fanfarras pelo Oeste do Paraná.

(45) 3253-1144 – 220