Projeto Cultural Invernada Artística “Querência da Amizade” recebe nova indumentária

Na noite de sexta-feira (2) em um jantar no CTG Querência da Amizade foi realizada a entrega das novas indumentárias do Projeto Cultural Internada Artística “Querência da Amizade”. O projeto é mantido pela Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Noedi Max Hardt; secretária de Educação e Cultura, Nilza Siewert Gerling; patrão do CTG, Carlos Mittanck (Carlão), vereadores, diretores e demais autoridades locais.

Esta é a segunda pilcha – indumentária tradicional gauchesca – do grupo, adquirida com recursos próprios do Departamento de Cultura por meio de processo licitatório, sendo a vencedora a empresa Ruwick de Quatro Pontes.

O jantar foi organizado pela patronagem do CTG Querência da Amizade, sendo o evento transmitido pelo Facebook do Departamento de Cultura NSR. Conforme o diretor de Cultura, Fabiano Carlos Cassimiro, manter as tradições é manter a cultura. “Com muita alegria idealizamos mais esta ação cultural”, mencionou o diretor.

HISTÓRIA DO CTG QUERÊNCIA DA AMIZADE

Iniciado em 19 de outubro de 2017 no CTG Querência da Amizade em Nova Santa Rosa, a Invernada Infantil Gauchesca era um sonho para o município. Uma das maiores virtudes do Tradicionalismo Gaúcho, e o que diferencia de diversas culturas, é o envolvimento e engajamento familiar. Isso, de fato é visto no projeto desenvolvido em Nova Santa Rosa, e é de suma importância para a manutenção das tradições gaúchas.

Nova Santa Rosa foi colonizada por imigrantes de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, atraídos pela propaganda de terras produtivas. Assim, em meados de 1953, muitos colonos deixaram suas cidades gaúchas e catarinenses em direção ao Oeste do Paraná.

Contudo, a data de fundação da colonização do município é marcada pelo dia 19 de setembro de 1954. A maioria dos migrantes era de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, de origem germânica. Em homenagem às suas origens, os pioneiros batizaram as principais ruas de Nova Santa Rosa com os nomes dos distritos do município gaúcho de Santa Rosa.

O grupo do CTG Querência da Amizade é coordenado e coreografado pelo professor, Edson Gilmar Voigt (Farol), que é uma referência no Paraná em Danças Gaúchas no Oeste do Estado. O professor possui certificação pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG/PR.