Reunião discute as potencialidades de Nova Santa Rosa para o turismo

Na tarde de terça-feira (08), a Prefeitura de Nova Santa Rosa sediou uma reunião estratégica para discutir as potencialidades turísticas do município. O encontro aconteceu na sala de reuniões e contou com a presença de uma comitiva da Secretaria de Turismo do Paraná, que apresentou o novo plano de desenvolvimento do setor no Estado.

O encontro contou com a presença do prefeito Lari Hitz, do vice-prefeito Roque Lorenzatto, dos secretários municipais de Administração e Planejamento, Leila Hitz Seyboth, de Educação e Cultura, Vera Lúcia Lorenzatto, de Finanças, Jairon Arndt, e de Indústria, Comércio e Turismo, Andreia Niedermeyer Loeblain, além das diretoras de Planejamento, Noeli Pufal Schulz, e de Cultura, Fernanda Baú, como também, demais servidores, a presença ainda do presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Ladwig, e da vereadora Maria Ester Baumann, do presidente da Acinsar, Kássio Rusch, representantes de conselhos, entidades e empresas.

Durante a reunião, foi destacada a principal rota turística de Nova Santa Rosa, que percorre 79,54 km. O trajeto inicia na Praça da Bíblia, passa pela zona rural de Vila Cristal, segue para Alto Santa Fé, cruza a divisa seca até Planalto do Oeste e retorna à sede do município, finalizando no Lago Municipal.

NOVA SANTA ROSA NA ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DO PEABIRU

O município foi recentemente incluído na Rota Turística Caminhos do Peabiru, um projeto estadual que reúne 97 cidades paranaenses. Coordenada pelas Secretarias Estaduais do Planejamento e do Turismo, a iniciativa busca valorizar o patrimônio cultural e natural, fomentar o turismo regional e promover o desenvolvimento sustentável.

A Rota Caminhos do Peabiru resgata a antiga trilha indígena que atravessava o Paraná de leste a oeste, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. Com mais de três mil anos de história, o caminho é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado.

O programa é estruturado em seis etapas de desenvolvimento e está sendo consolidado por meio de reuniões técnicas e formalização de planos de trabalho com os municípios participantes.

Com sua inclusão na rota, Nova Santa Rosa passa a integrar um circuito histórico-cultural relevante, abrindo portas para novos investimentos, geração de renda e valorização da identidade local por meio do turismo sustentável.