Secretaria de Educação e Cultura realiza mais uma formação continuada

Na última sexta-feira (24) a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Santa Rosa realizou mais uma formação continuada para professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Na ocasião, os profissionais receberam formação na área de Tecnologias Educacionais, integradas aos laptops adquiridos pela Secretaria para seres usados em sala de aula.

Todas as escolas receberão kits compostos por laptops acondicionados em um armário, que acomoda e ao mesmo tempo carrega os aparelhos, fazendo parte de um laboratório móvel que estará à disposição para o professor levar para sala e trabalhar com as suas turmas.

“Estamos sempre em busca de mecanismos que melhorem a qualidade do ensino. Dessa forma as tecnologias são uma importante ferramenta de ensino aprendizagem e desenvolvimento dos nossos alunos, atendendo ainda uma das competências descritas na BNCC”, explica a secretária, Nilza Gerling.

BNCC e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

A Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais. Isso ocorre tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados –, quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais.

Ou seja, para o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em diversas práticas sociais, como destaca a competência geral: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.