Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa lança campanha pelo Agosto Azul

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde divulga que está em campanha pelo Agosto Azul. O objetivo é orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, com foco na prevenção de doenças durante todo o ano.

Assim, está sendo disponibilizado para homens acima de 45 anos de idade exames de check-up, como o PSA (câncer de próstata) agendados pelas agentes de saúde para serem realizados no Centro de Saúde Lídia Boll. Após, se o exame tiver alguma alteração serão realizadas consultas com o urologista. Para homens acima dos 18 anos de idade está sendo ofertado testes rápidos, no período da tarde das 15h às 18h, no Setor de Epidemiologia.

Em caso de dúvidas, ligue no (45) 3253-2188.

AGOSTO AZUL É realizado para lembrar da importância de se ter um estilo de vida saudável, para não ficar vulnerável a diversas doenças graves e crônicas, em especial doenças cardiovasculares, câncer de próstata, câncer de pele, obesidade, hipertrofia prostática, andropausa, tabagismo, cirrose e problemas no fígado, entre outras.

Recomenda-se que todos os homens busquem atendimento médico regularmente e prestem atenção a estes detalhes que muitos levam para a vida, mas não deveriam:

1.            Praticar atividade física com baixa regularidade;

2.            Alimentar-se de forma pouco saudável;

3.            Muitas vezes achar que não vão adoecer e por isso não se cuidar;

4.            Geralmente ter medo de descobrir doenças;

5.            Não procurar regularmente os serviços de saúde e, ao procurar, na maioria das vezes não seguir os tratamentos recomendados;

6.            Estarem mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (por ocupar profissões de maior risco, como eletricista, bombeiro, motorista e cargos em áreas da construção civil, por exemplo);

7.            Utilizar álcool e outras drogas em maior quantidade;

8.            Serem mais imprudentes;

9.            Estarem envolvidos na maioria das situações de violência;

10.          Viver em média sete anos a menos que as mulheres. Fonte/Ministério da Saúde.

(45) 3253-1144 – 220