Secretaria de Saúde recebe doação de quatro máscaras de Ventilação Não Invasiva

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa, recebeu nesta semana a doação de quatro máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI). A doação foi feita pela Sicredi Progresso PR/SP, por meio da agência de Nova Santa Rosa. O gerente da agência, Vanderlei Hertz, fez a entrega pessoalmente ao prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde do município.
As máscaras ajudarão no atendimento dos pacientes com quadros mais graves de complicações respiratórias, principalmente devido a Covid-19.
A Administração Municipal agradece a parceria do Sicredi que de imediato atendeu ao pedido do município e viabilizou as máscaras por meio do projeto “Movimento Respirar” criado em Marechal Cândido Rondon.
As máscaras são muito importantes e serão de grande valia no atual cenário, tendo em vista a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.) na região. Diante disso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa ficará com uma máscara para uso no Ambulatório Covid-19 no Centro de Saúde Lídia Boll e para o transporte de pacientes, caso necessário, e colocou as outras três máscaras a disposição do Hospital Lar Belém.

HOSPITAL LAR BELÉM
Nesta quinta-feira (11) foi feita a entrega oficial das máscaras ao Hospital Beneficente Lar Belém. Na oportunidade o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, entregou aos responsáveis pelo hospital as três máscaras. Elas foram concedidas por meio de termo de cessão de uso e serão destinadas para atendimento aos pacientes. O Hospital Lar Belém também está realizando atendimento e internação de pacientes acometidos pelo coronavírus. As máscaras serão de grande importância pois ajudarão na melhora das complicações respiratórias decorrentes da doença.

MOVIMENTO RESPIRAR
O “Movimento Respirar” foi criado pelo empresário rondonense Alan Güttges. A iniciativa tem como propósito oferecer uma alternativa aos respiradores principais e com isso reduzir a necessidade de terapia respiratória invasiva, ou seja, intubar o paciente.
O projeto consiste em adaptar máscaras snorket, usadas em mergulho, para serem utilizadas nos hospitais em pacientes que necessitam de oxigênio por meio de Ventilação Não Invasiva (VNI).
Uma das etapas do tratamento da Covid-19 em casos mais graves é a intubação, um procedimento onde um tubo é introduzido na garganta do paciente e conectado a um respirador artificial. A máscara VNI pode ser usada em casos de menor ou maior gravidade, além de auxiliar para minimizar a evolução da doença e a consequente intubação e sedação, o equipamento também ajuda no processo de desmame em pacientes que precisaram usar ventilação mecânica. O kit deve ser ligado diretamente na tubulação de oxigênio para fazer o tratamento e evitar que o paciente precise de ventilação. Além disso, o equipamento também auxilia de forma mais eficiente na oxigenação, e o sistema de vedação das máscaras de mergulho diminui o risco de contaminação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 208 (Assessoria de Comunicação)