Secretaria de Saúde solicita que pais vacinem seus filhos contra a poliomielite

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde solicita que os pais levem seus filhos, com idade de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias, para receber a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). A Sala de Vacina está aberta em dias úteis das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Conforme informações do Ministério da Saúde a baixa adesão pela vacinação contra a paralisia infantil é preocupante. Pois, uma vez, contraída, a doença pode comprometer o sistema nervoso, alterar as capacidades motoras da criança e até paralisar os membros.

PREVENÇÃO

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).