Setembro Amarelo: mês de valorização da vida

O Setembro Amarelo é o mês de valorização da vida. Pensando nisso, a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde fará visitas durante todo o mês e entregará uma lembrança simbolizando a vida, uma flor amarela, por meio das agentes de saúde e uma mensagem, confeccionada com a ajuda das crianças do Projeto Viver. O público alvo será dos usuários dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria de Saúde.

A sociedade passa por tempos difíceis, e por isso, não há como subestimar o sentimento das pessoas. Então, muitas vezes uma palavra, um carinho, um gesto ou atitude pode fazer muito bem a alguém. “Faz muita diferença diante do desamparo ao qual a pessoa está mergulhada”, explica a psicóloga do Cras, Andressa Karine Genz Schmitz. A profissional faz um alerta ao lembrar que neste tempo de pandemia é preciso fazer uma reflexão sobre a prevenção ao suicídio, depressão e outros transtornos associados. “Nos conscientizar por meio de atitudes simples, como ouvir, ajudar e acolher pode salvar uma vida”, diz.

Por isso, não deixe de buscar apoio: fale com seu agente de saúde durante as visitas, procure o Posto de Saúde da Família (PSF) para orientação e assistência.

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é conscientizar as pessoas do quão importante é a vida, visando prevenir e diminuir a incidência dos casos de suicídio e tentativas de suicídio.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) esta é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país, sendo que de nove casos de suicídio 10 deles podem ser evitados com a prevenção. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, foi instituído em 2003, sendo a cor amarela escolhida em decorrência de uma campanha, iniciada por uma família americana, de prevenção ao suicídio “fita amarela”, em 1994, após a perda de um jovem, de 17 anos, integrante da família, que tirou a própria vida, dirigindo seu carro amarelo.

MENSAGEM DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SECRETARIA DE SAÚDE

Dificuldades e problemas fazem parte da vida e existem situações que são mais difíceis de serem resolvidas, mas, nem por isso, impossíveis. Afinal, tudo passa… Se os momentos alegres e bons passam, os tristes e ruins, também. E, as vezes não é possível resolver sozinho. Você não está só. Contem conosco! Falar é a melhor solução! Faça parte você, também, desta luta pela vida!