União de Projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Nova Santa Rosa incentivam a leitura

Uma linda parceria vem dando bons resultados em Nova Santa Rosa. Através da Prefeitura e da união de projetos da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação e Cultura por meio do Departamento de Cultura, crianças e adolescentes estão sendo incentivados a praticar a leitura.

O projeto “Semeando a Leitura e Colhendo Leitores” é desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato com a distribuição de sacolas de leitura e a Oficina “Contação de História” realizada através do Projeto Viver, bem como o projeto “Leiturômetro”, tem o objetivo de aproximar os alunos da leitura.

Cada projeto é desenvolvido separadamente, mas a cada 15 dias, acontece um encontro na Biblioteca Pública Municipal. Os alunos do Projeto Viver se deslocam até lá, com crachás de identificação, e aproveitam o ambiente para praticar ainda mais a leitura. Os projetos inserem de maneira lúdica, abordagens e temas importantes, através de histórias e clássicos dos contos infantis e infanto-juvenis. Os passeios à biblioteca pública complementam as atividades desenvolvidas, quando os alunos podem permanecer por um período para leituras e conhecer os livros disponíveis.

Conforme a professora do Projeto Viver, Fernanda Baú, muitos alunos tiveram assim, a primeira oportunidade de conhecer o espaço público. “Aqui eles descobriram que podem ter acesso a livros de maneira gratuita”, explica Fernanda, enaltecendo a importância da leitura. “Assim, cada vez mais, os alunos, se aproximam das atividades literárias que engrandecem não só o conhecimento, como o coração e a imaginação, comenta.

Para saber mais sobre o Projeto Viver e o desenvolvimento das atividades, siga o Instagram CLICANDO AQUI.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura, siga o Instagram CLICANDO AQUI.

MAIS LIVROS

Recentemente a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura, adquiriu novos livros para a Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato. A Biblioteca recebeu nos últimos anos, aproximadamente 1.100 livros através de recursos municipais, mais 300 livros, por meio da Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná.

O incentivo à leitura faz partes das ações culturais do poder público e está de acordo com o planejamento do Sistema Municipal de Cultura por meio do Plano Municipal de Cultura, bem como fortalece o projeto de leitura existente na Biblioteca: “Semeando Leitura, Colhendo Leitores”, que desde 2020, tem estimulado adolescentes, jovens, adultos e idosos, a lerem mais.

Conforme a auxiliar de Biblioteca, Noeli Lenz, o objetivo da aquisição é incentivar a leitura dos frequentadores do espaço cultural e manter o acervo literário sempre atualizado. Os livros adquiridos são de literatura infantil e infantojuvenil e foram adquiridos com recursos próprios do Departamento de Cultura.