Vigilância Sanitária de Nova Santa Rosa participa de Capacitação e Manejo de Animais Peçonhentos

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde informa que a equipe de Vigilância Sanitária do município participou de uma Capacitação e Manejo de Animais Peçonhentos (escorpião, cobras, aranhas, lagartas, abelhas e outros) oferecida pela Regional de Saúde de Toledo.  

O curso foi ministrado pelo biólogo da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Emanuel Marques da Silva, com 42 anos de atuação na área de peçonhentos, sendo assim, referência no Brasil sobre o tema. A capacitação foi dividida em etapas: dia 25 de abril parte teórica na PUC em Toledo e dias 26 e 27 de abril parte prática em Assis Chateaubriand, município que é referência no manejo de escorpião no Estado do Paraná.

O chefe de serviços da Vigilância Sanitária de Nova Santa Rosa, José Roberto Garai (Zinho), realizou a capacitação e lembra que a captura do animal peçonhento deve ser feita por um profissional capacitado e experiente. “É importante que a identificação correta seja feita, assim sabemos o gênero, família e se é uma nova mutação da espécie”, explica o vigilante sanitário.  

Caso alguém encontre algum animal peçonhento, deve procurar a Secretaria de Saúde, para que o setor da Vigilância Sanitária faça a captura e o envio para o Centro de Zoonoses em Curitiba. Mais informações, ligue: (45) 3253-2188.

Com informação,
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – 220