Visita técnica é realizada com alunos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos do Ensino Médio do Colégio Marechal Gaspar Dutra de Nova Santa Rosa realizaram uma visita técnica nos dias 4 e 5 de julho no Parque Estadual de São Camilo em Palotina. As atividades foram desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Na ocasião, os alunos percorreram o trajeto de 640 metros de trilha com orientação do chefe da unidade, Norci Nodari do Instituto Água e Terra.

A visita técnica foi possível graças a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura; Secretaria de Educação e Cultura; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Administração e Planejamento; Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; Instituto Água e Terra – IAT; GMEA – Gestores Municipais de Educação Ambiental e Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra.

VISITA TÉCNICA E MEIO AMBIENTE

Colocar os alunos em contato com o ambiente natural têm como objetivo despertar o interesse pela atividade desenvolvida, ensiná-los a ter cuidado com o meio ambiente pensando na conservação e preservação dos recursos naturais, orientá-los a preservar a natureza para que possam passar o conhecimento adiante.

A atividade realizada envolveu a inclusão de princípios ecológicos por meio da educação ambiental, aprendizado, sensibilização e mudança de atitudes, promovendo conhecimentos multidisciplinares.

A trilha foi utilizada como forma de interpretação do meio ambiente e da biodiversidade. Os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com a natureza e de tirar dúvidas sobre a conservação dos recursos naturais. Conhecer a trilha contribuiu para a melhoria da percepção acerca do patrimônio natural na nossa região.

PARQUE ESTADUAL DE SÃO CAMILO

O Parque Estadual de São Camilo foi criado como Reserva Biológica de São Camilo em 1990, com uma área de 400,80 hectares no município de Palotina. Com a finalidade de não somente preservar a biodiversidade local, mas também permitir a visitação, atividades de lazer e educação ambiental.

A área tem como objetivo primário proteger a fauna e flora da região, pois abriga áreas de cobertura vegetal em avançado estágio de recuperação e preservação. O IAT recomendou a recategorização da unidade de conservação para a categoria de “Parque Estadual”, alteração que que foi oficializada em 2010 pelo Governo do Estado do Paraná.

O Parque é considerado um dos poucos fragmentos florestais da região e está inserido no Corredor de Biodiversidade Caiuá-Ilha Grande, com o objetivo de possibilitar a conexão com outras unidades de conservação através das suas matas ciliares. Para o Estado do Paraná, o Parque traz uma série de benefícios, como a proteção da Floresta Estacional Semidecidual da Bacia do Rio Paraná. O nome da unidade foi definido em função do Rio São Camilo, às margens do qual se localiza a área.