ESCLARECIMENTO: Vacinação contra COVID-19

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa vem a público esclarecer a situação sobre o surto de COVID-19 que ocorreu com a equipe de saúde. Alguns moradores e também imprensa vincularam isso ao fato de os funcionários do Posto de Saúde já terem recebido a vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan e distribuída pelo Governo do Estado do Paraná.

A Secretaria de Saúde esclarece que a maioria dos funcionários do Posto de Saúde recebeu a 1ª dose da vacina. No entanto, nenhum funcionário recebeu ainda a 2ª dose da vacina que deve chegar ao município nos próximos dias. A Secretaria de Saúde segue o protocolo repassado pelo Governo do Estado, que preconiza aplicação da 2ª dose após 20-30 dias, da primeira aplicação.

Ademais, conforme informações da Regional de Saúde a eficácia desta vacina ocorre da seguinte forma: 100% de eficácia contra casos graves e moderados (que levem a internação); 77,96% de eficácia contra casos com sintomas leves (febre, pouca tosse, dor de cabeça); e 50,38% de eficácia contra casos muito leves (que não requerem atendimento médico).

A luta contra o coronavírus (Covid-19) é de todos, continue se cuidando, mantenha distanciamento social, higienize as mãos e use máscara. Previna-se, vamos juntos fazer a nossa parte.

Com informação,

Analiza Vissotto
Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833

comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232