Abril Azul: mês de conscientização sobre o autismo, Secretaria de Assistência Social realizou atividades relacionadas a consciencialização

Na quarta-feira (24), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou mutirões de serviços e orientações incluindo a emissão das carteirinhas de Identificação da Pessoa Autista. Uma forma de aproximar ainda mais a comunidade dos serviços socioassistenciais. Dando suporte às famílias. As carteirinhas continuarão sendo emitidas durante o decorrer do ano. Para emissão da carteirinha são necessários os seguintes documentos:

I – Relatório de médico com registro no Conselho Regional de Medicina apontando diagnóstico no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

II – Cópia da Carteira de Identidade do identificado com TEA

III – fotografia 3×4 recente do identificado, demonstrando área do rosto

IV – Cópia da Carteira de Identidade do responsável legal ou do cuidador, quando houver. A implementação da carteirinha tem duas causas principais. A primeira é a identificação da pessoa com autismo. A segunda tem ligação direta com a lei sancionada em 2019, cujo objetivo é incluir indivíduos com autismo nas pesquisas do IBGE. Com a carteirinha, será possível ter uma aproximação do número de pessoas autistas em território nacional, viabilizando políticas públicas e a prestação de serviços – inclusive privados – mais adequados para a condição dessas pessoas, especialmente naquilo que diz respeito a educação, saúde, trabalho, moradia e inclusão social. Diferente de uma condição física, pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) não apresentam, normalmente, distinções físicas ou motoras, o que acaba fazendo com que a comprovação da sua condição seja de difícil percepção, podendo gerar, para a pessoa com TEA ou para o seu interlocutor, algum constrangimento em situações como filas de banco ou vagas preferenciais.

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Nova Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu um encontro com famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No encontro, foi realizada uma roda de conversa referente ao abril Azul, que é o mês de conscientização do autismo. Durante a roda de conversa, orientamos os presentes sobre a temática e destacou a importância da inclusão de pessoas com autismo no âmbito da sociedade e do respeito às diferenças, reforçando que é preciso ter cautela, respeitar e conhecer sobre o transtorno para evitar preconceitos e julgamentos.

Na manhã de hoje (26) a Prefeitura Municipal de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Projeto Viver de Planalto do Oeste e Escola Municipal Willy Barth promoveu a “1º Passeata em Conscientização ao Autismo”.

O TEA é classificado como um dos transtornos do neurodesenvolvimento e se caracteriza pelas dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos restritos ou repetitivos. É classificado em grau leve, moderado e severo. Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

Tratou-se de uma caminhada pela avenida principal do Distrito, com cartazes, falas de profissionais, familiares de autistas e músicas explicativas ao tema, com intuito de conscientizar a importância da causa e formas de identificar o espectro.

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, juntamente com a gestão municipal teve apoio e ajuda dos professores, mães e demais munícipes que se consolidaram com a causa.

Confira as fotos: