Alunos de Nova Santa Rosa participam do encerramento do Projeto “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”

Na terça-feira (30), ocorreu em Marechal Cândido Rondon, na Igreja Ecos da Liberdade, o encerramento do Projeto “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), sob a gestão do Juiz Dr. Renato Cigerza.

Participaram do evento alunos dos 5º anos dos seis municípios que integram a Comarca de Marechal Cândido Rondon, incluindo os estudantes das escolas municipais de Nova Santa Rosa, acompanhados pelas diretoras Agatha Ratke, Ana Paula Thiel e Neiva Ragasson, bem como pelos professores Clarice Marlise Selke Layter, Kerlyn Tatiane Schulz Niesvald, Lizandra Maria Schneider Schwarz, Zunilda Saracho Santin, Elisa Maria Mafra da Silva e Daniele Wokmer.

Entre as autoridades e convidados presentes estiveram o prefeito Lari Hitz, a primeira-dama Ani Hitz, a secretária municipal de Educação e Cultura Vera Lúcia Lorenzatto, além do representante da empresa Opção Net, Weliton Roberto Soares da Silva.

No município, o projeto foi orientado pela coordenadora da Secretaria de Educação e Cultura, Elenir Bourscheid, com o objetivo de ensinar noções de justiça e cidadania a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta busca formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, além de aproximar o Poder Judiciário da comunidade.

O desenvolvimento contou com distribuição de cartilhas educativas, palestras com profissionais da justiça, visitas ao Fórum e produção de redações elaboradas pelos próprios alunos, refletindo sobre os temas abordados.

Durante o encerramento, cada escola participante teve um aluno premiado com medalha por sua redação de destaque. Representando Nova Santa Rosa, receberam premiação:

• Marry Kruger Moura (Escola Municipal do Campo Arnaldo Busato)

• Paz Abigail Riquelme Molinas (Escola Municipal Getúlio Vargas)

• Vitor Nathan Joner (Escola Municipal do Campo Santa Terezinha)

• Thainá Samaya Schneider Casari (Escola Municipal do Campo Willy Barth)

Além da medalha, a aluna Thainá Samaya Schneider Casari teve sua redação escolhida como destaque especial, sendo contemplada com um tablet, doado pela empresa Opção Net. Por motivos de saúde, a estudante não pôde comparecer ao evento.