CALÇAMENTO: Prefeitura de Nova Santa Rosa solicita que agricultores evitem o plantio nas laterais das estradas da Linha 1° de Março e Sanga Lírio

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio do prefeito, Norberto Pinz, solicita aos agricultores da Linha 1° de Março no distrito de Planalto do Oeste e Sanga Lírio no distrito de Alto Santa Fé, para que não desperdicem sementes de milho com o plantio de lavouras numa faixa de pelo menos 5 metros de cada lateral da estrada, onde será executada obra de calçamento com pedras irregulares.

As importantes obras de calçamento irão melhorar o fluxo de veículos e caminhões que passam pelas vias. Assim, é compromisso do município seguir o projeto e recomendações do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e da Itaipu, sobre os parâmetros das obras, sendo necessário o escoramento/aproximação da terra junto à estrada para garantir a largura e durabilidade desejada para as obras.

LINHA 1° DE MARÇO – a obra já está sendo realizada na linha 1° de Março em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Governo do Estado no valor de R$ 1.100.141,78 em uma extensão de 4.000 metros lineares. Será necessário que a via fique com escoramento de solo de pelo menos 1,5 metros de cada lado, além da largura do calçamento de 6,3 metros previstos. Além disso, o projeto deste calçamento prevê o plantio de uma faixa de 50 centímetros de grama em leiva, nas laterais.

LINHA SANGA LÍRIO – A obra deve iniciar nos próximos dias em parceria com a Itaipu Binacional. Serão investidos R$ 336.027,08 em 1.335 metros lineares. O trecho a ser beneficiado é a partir do asfalto (Alto Santa Fé – Santa Rita) sentido norte em direção à divisa com Palotina. Terá largura mínima de 6 metros e o escoramento das laterais, não estando prevista a colocação de grama em leiva neste local.

A Prefeitura também informa que serão necessários desvios enquanto estiverem sendo executadas as obras. Por isso, pede a colaboração e entendimento dos agricultores sobre eventuais transtornos, que serão passageiros, mas com benefício futuro.