COVID-19: Não perca o dia da segunda dose da vacina

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde em consonância com o Ministério Público reforça a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A imunização só estará completa com a dose de reforço. Então, chegou o dia de tomar a segunda dose? Não perca tempo! Complete a imunização e preserve sua saúde. É importante tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19, quando existe a previsão, porque a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações. 

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus. 

Imagine a seguinte situação: há invasores à solta que procuram hospedagem nos organismos. Alguns organismos, por razões ainda desconhecidas, conseguem expulsá-los com tranquilidade. Outros lutam por horas, dias ou meses e conseguem vencer a batalha. Há também quem lute de forma aguerrida e perca a vida.  

A vacina, portanto, entra em cena para torná-lo mais resistente ao ataque desses vírus invasores! Se uma determinada vacina prevê duas aplicações, isso significa que as duas doses são necessárias para fortalecer seu sistema imunológico, deixando-o mais preparado para enfrentar um possível combate. Fonte/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CONFIRA A DATA DA SEGUNDA DOSE EM NOVA SANTA ROSA:

Para receber a vacina o munícipe precisa ir até o Centro de Saúde Lídia Boll, portando o cartão de vacina e o cartão SUS ou CPF.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer acontece na quinta-feira (23) das 7h às 18h30, sem fechar ao meio dia. A vacina é destinada para pessoas que receberam a primeira dose entre os dias 28 de junho a 8 de julho.

CORONAVAC

A segunda dose da CoronaVac (Instituto Butatan) acontece a partir de agora nas quartas-feiras das 7h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Com informação,
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144