Crianças e adolescentes do Projeto Viver aprendem sobre cuidados com as hortaliças

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Assistência Social realiza no Núcleo Municipal de Integração e Capacitação (NUMIC) o atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projeto Viver. Neste local foi feita uma horta para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

A horta é vistosa e bem cuidada, assim as crianças e adolescentes aprendem sobre os cuidados com as hortaliças e a importância de uma alimentação saudável. Além disso, a iniciativa desenvolve a autoestima e o respeito interpessoal. Desse modo, são incentivados aspectos como o pensar antes de agir e reagir, o respeito, trabalho em equipe e altruísmo.

Segundo a psicóloga do CRAS, Andressa Karine Genz Schmitz, a horta incentiva as crianças a terem hábitos mais saudáveis e a experimentarem alimentos antes nunca provados. “Outro resultado positivo foi a diminuição do desperdício de verduras e legumes durante as refeições consumidas na instituição”, detalha a profissional.

Em consonância com essa atividade, nesta quarta-feira (17), foi realizada uma conversa com as crianças sobre os benefícios do consumo que cada verdura e legume traz para a saúde. Na ocasião, também foi explanado sobre que tipos de legumes e verduras que elas gostam de consumir. Posteriormente as crianças realizaram atividades como: cruzadinhas, acrósticos e textos sobre a alimentação saudável.

*Imagem autorizada pelo titular.*