Dia da Água: Nova Santa Rosa participa de ação integrada entre Itaipu e Conselho dos Lindeiros

Em comemoração ao Dia da Água, celebrado nesta segunda-feira, dia 22 de março, o município de Nova Santa Rosa, está participando da ação integrada entre Itaipu e Conselho dos Lindeiros. A iniciativa visa comemorar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, que é executado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e pela Itaipu Binacional está realizando uma ação integrada nos 55 municípios de atuação em comemoração ao Dia Mundial da Água. Todos os anos a data é lembrada com iniciativas de conscientização e educação. Neste ano o tema é “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença”.
A ação será a divulgação de um jingle musical comum a todos os municípios. O objetivo é incentivar o cidadão a fazer a separação correta dos resíduos. Para complementar a ação os municípios receberão por meio do convênio, um kit básico de som para instalação nos caminhões da coleta seletiva.
O objetivo do jingle é demonstrar a união das associações de catadores de poder público da região no que tange o trabalho de conscientização e respeito da coleta seletiva, fortalecendo a identidade da área que executa um trabalho fundamental em Educação Ambiental.

Clique e confira o jingle da Coleta Seletiva:

Ainda para o Dia Mundial da Água, a Linha Ecológica está disponibilizando para as secretarias municipais de Educação, várias sugestões de atividades práticas e vídeos com o tema “Consumo Consciente”. Mesmo não sendo possíveis as ações presenciais e com o público, estão sendo feitas as ações relacionadas ao Dia Mundial da Água, tendo em vista que esta é uma das principais datas para quem trabalha com Educação Ambiental. Durante o ano, a Linha Ecológica vai trabalhar com outras duas campanhas integrativas, uma na Semana do Meio Ambiente e outra no Dia da Árvore.

ENVOLVIMENTO
O convênio envolve, ainda, ações voltadas à cultura, como Rodas de Memória, Exposição Itinerante, atividades de arte e educação, campanhas educativas, oficinas de arte e até a produção de um livro. Outra frente do convênio é a promoção de formações para públicos diversos, integrando outros convênios e públicos atendidos pela Itaipu. É o caso dos coordenadores e técnicos de convênios de Educação e Cidadania, também técnicos e catadores das Unidades de Valorização dos Recicláveis (UVR’s) e agricultores.
Os jovens também têm espaço importante no Linha Ecológica. Pelo menos dois encontros de formação são realizados anualmente. Nesta edição do convênio, a novidade para esse público é que os municípios poderão ampliar o número de jovens atendidos, já que os processos formativos serão de curta duração para cada encontro.
Todo o trabalho formativo promovido por meio do Linha Ecológica tem certificação. Para os jovens é garantida pelo Instituto Federal Tecnológico do Paraná, enquanto da área da cultura é por meio da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila). Para os demais processos informativos, a certificação é feita pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Todas as instituições são parceiras e têm profissionais acompanhando as ações do convênio.

LINHA ECOLÓGICA
O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, faz parte do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional. A sua primeira edição foi formalizada com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros em 2002, envolvendo apenas os 16 municípios ribeirinhos ao Lago de Itaipu. De lá para cá ampliou-se a área e o público atendidos e também as ações realizadas. Atualmente, distribuídas em quatro grandes eixos, são contempladas 25 metas e 42 ações. No grupo de Gestores Municipais de Educação Ambiental há representantes das prefeituras e outras instituições.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

imprensa@novasantarosa.pr.gov.br