Dia do Gaúcho – Revolução Farroupilha

O dia 20 de setembro é o Dia Gaúcho. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.

O que foi a Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

Nova Santa Rosa

Nova Santa Rosa recebeu em sua formação muitos migrantes vindos do Rio Grande do Sul. Assim, a Cultura Gauchesca se mantém no município. A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura contribuí para manter essa cultura viva, por intermédio do grupo da Invernada Artística Querência da Amizade – Danças, Declamação e Chula.